Pensar Verde é se assumir acima de tudo consciente. É estar antenado com a finitude dos recursos ameaçados por vícios e práticas humanos. É contribuir para a limpeza da cidade, é não queimar, é não sujar as praias e os rios , é fazer plantios,é consumir consciente. Pensar Verde é ser amigo da natureza e buscar qualidade de vida sempre. Pensar Verde é o espaço de divulgação e discussão criado pela equipe de Educação Ambiental da LIMPEC. Comente, sugira, contribua
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Seminário Nacional de EA
Informações:
Isis Assis: (71) 3115 9804 / 6971
terça-feira, 28 de abril de 2009
Rumo à Lei de Educação Ambiental estadual
da Minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental da Bahia
na Região Metropolitana de Salvador – RMS
A comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - CIEA / Ba,criada através de Decreto nº 9.083 de 20/04/2004, elaborou em 2007 a Minuta do Projeto de Lei da Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia, contendo conceitos, princípios, diretrizes, objetivos, prioridade e linha de ações para a implementação da Política de Educação Ambiental no Estado.
Essa minuta está em fase de aprimoramento através de consulta pública à comunidade, possibilitando assim, uma contextualização de seu conteúdo e a adequação da sua aplicabilidade.
Sendo assim, Convidamos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com Educação Ambiental, dos setores governamental e não governamental, do Território de Identidade Metropolitano de Salvador que compreendem os municípios de: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, Simões Filho, Vera Cruz, Salinas de Margarida, para participarem desse Seminário de Consulta Pública ao projeto de Lei de EA da BA.
Data e Local:
- 11 e 12 de maio de 2009
- Cidade do Saber – Rua do Telégrafo, s/ nº - Bairro do Natal
Camaçari / BA, Cep: 42809-00
Contatos:
- Empresa da logística: Sr. Estevan - Instituto Compasso
tels: (71) 3355 0973 ; 9108 7621
- Prefeitura Camaçari: Marina, Marinalva ou Paulo Morais – Coord. Meio Ambiente
tels: (71) 3621 6805 ; 36216867 ; 3621 6677
Inscrição prévia:
- Através do e-mail: plrms.ciea@gmail.com
domingo, 26 de abril de 2009
Dia 09 tem Capacitação
Na programação estão incluídas a visita dos representates da Apa do Rio Capivara, explanando sobre a riqueza e às ameaças aos recursos naturais locais e uma palestra sobre Lixo e Destinação do diretor técnico da Limpec José Marcelo Rocha, apresentando as atividades do aterro sanitário integrado Camaçari Dias D´ávila, seguida de visita ao local.
Terceiro ano e a satisfação de estar formando multiplicadores para a abordagem de temáticas ambientais no ãmbito pedagógigo. Cerca de 100 professores já foram certificados e a meta é dar continuidade ao trabalho.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Socioambiantalismo ou Oportunismo?
Bem verdade que a consciência precisa estar enraizada, para assim oportunizar o discurso e atingir metas. Fazer o munícipe entender que o resíduo precisa ser bem acondicionado e saber a hora certa de disponibilizar para a coleta, chamar voluntários para sensibilizar sobre a necessidade de manter rios e praias limpas, transferir conhecimento pela conservação . O desafio está no compromisso da campanha bem feita e planejada, muitas vezes dificultada por inúmeros desafios. Um deles o oportunismo. O envolvimento de quem não acredita no discurso, mas vê nele boa oprtunidade de popularidade ou recurso.
Bom, só sei que estão ali...em data e local marcados, aquelas pessoas que saíram da rotina de suas casas ou de seus trabalhos, ainda meio resistentes a mudanças de hábito, mas prontas para ouvir aquilo que esperamos ser absorvido e quem sabe adotado. Pois, fazer Educação Ambiental é ser sobretudo social, respeitando linguagens e culturas do público local, abraçando a oportunidade de estar cara a cara com as pessoas e querendo a oportunidade de fato, de vier novos desafios em usca de bons resultados.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Mutirão ecológico em Arembepe
Prontos para mais um mutirão. Desta vez pela limpeza das praias e pela conscientização de quem não se sente parte da natureza e parece incapaz de cuidar da própria riqueza.
Quantas vezes ouvimos:" Foi pra isso que você estudou?" Quantas vezes alguém chegou a te apelidar de gari como não fosse esta uma profissão que aliás, desempenha um papel importante pela conservação das nossas áreas e pela qualidade de vida de um local? Crescemos e amadurecemos até com isso. Porque aprendemos a não pensar tão pequeno e ver que em favor da escola existe sim vida ou vidas das quais precisamos cuidar. Uma biodiversidade riquíssima agradece por isso e nós, com certeza queremos contemplar as lindas paisagens que se revelam no município.
Vamos sim, ajudar a manter a praia limpa. A praia, o rio, a rua...a mente. Porque sobretudo, precisamos continuar seguindo en frente e não somos obrigados a pagar pelas falhas de quem ainda não despertou pra isso.
"A Terra não pertence ao homem; o homem pertence à Terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo."
- Cacique Seatle -