Pensar Verde é se assumir acima de tudo consciente. É estar antenado com a finitude dos recursos ameaçados por vícios e práticas humanos. É contribuir para a limpeza da cidade, é não queimar, é não sujar as praias e os rios , é fazer plantios,é consumir consciente. Pensar Verde é ser amigo da natureza e buscar qualidade de vida sempre. Pensar Verde é o espaço de divulgação e discussão criado pela equipe de Educação Ambiental da LIMPEC. Comente, sugira, contribua
quinta-feira, 27 de maio de 2010
domingo, 23 de maio de 2010
Preparativos para a Semana do Meio Ambiente
Com o objetivo de ampliar conhecimentos voltados para a gestão de resíduos e maior entendimento desta operacionalização diante da influência direta na qualidade ambiental, a Limpec está preparando uma programação que contempla visitas técnicas ao aterro sanitário integrado (CLAM - Central de Logística Ambiental), palestra, plantio de mudas e exibição de vídeos, com um cronograma voltado para autoridades, estudantes, usuários (clientes) e funcionários. Em breve publicaremos em detalhes a programação.
Na oportunidade, uma reflexão:
Ações como mutirões de limpeza, plantio de mudas, palestras e caminhadas ecológicas estão sendo planejadas por diversas instituições parceiras dentre as quais a equipe de Educação Ambiental estará agregando. Importante mesmo é que além de ações simbólicas, todos percebam que a data traz a reflexão sobre os hábitos e propõe não somente ações pontuais, mas a continuidade delas.
O primeiro passo para tratar sobre meio ambiente é lembrar que somos parte dele e se não houver sensibilização, estaremos sempre dando margem à contradição alarmante que nos faz constatar que muitos, mesmo sendo parte dele, ainda promovem a sua degradação, motivados por interesses meramente econômicos.
sábado, 15 de maio de 2010
Ex-estagiária da Limpec se torna multiplicadora
Aplicando conhecimentos e técnicas adiquiridos durante sua estada na Limpec, Priscila Santana, Técnica em Meio Ambiente residente em Machadinho, formada pelo CETTPS, integra atualmente a equipe do Programa Mais Educação como colaboradora.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial no 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cltura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, entre outros. Iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Priscila, que atuou junto à equipe de Educação Ambiental em diversas ações para sensibilização dos munícipes, dá continuidade ao trabalho, repassando conhecimento e agregando colaboração à formação de pessoas conscientes das problemáticas ambientais também causadas pelo acúmulo irregular de resíduos e adotando reciclagem e reaproveitamento de materiais com alternativa.
Fica aqui registrada a nossa homenagem. Ficamos contentes em saber da sua trajetória, em termos colaborado para a sua formação e extremamente gratos pela sua colaboração.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Equipe da Limpec comemora sucesso do Fórum de Educação Ambiental
Diante do compromisso de ampliar eixos de discussão e adoção de práticas em prol do meio ambiente, a equipe de Educação Ambiental da Limpec se empenhou e celebrou junto a parceiros o I Fórum de Educação Ambiental nas Escolas de Camaçari - "Um elo de discussão".
Tendo organizado o evento juntamente com representantes da SEDUC (Secretaria de Educação do Município) e da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), uma programação que incluiu palestras e exposições de parceiros como o Centro de Controle de Zoonoses, APA´s do Rio Capivara e Lagoas de Guarajuba e Embasa. Todos apresentados com o intuito de estimular os educadores a refletir e efetivar em sala a prática da Educação Ambiental como transformadora, conhecendo também as possibilidades de parceria e orientação junto a órgãos públicos e inestituições instaladas no município.
Como todas as ações ligadas à área ambiental, um trabalho árduo que veio alavancar parcerias a fim de fazê-las crescer e manter a adoção de práticas conscientes e sustentáveis, saindo do senso comum e partindo para a redução cada vez maior de impactos como degradação, poluição, entre outros que comprometen a saúde humana.
O evento ainda contou com a presença do maestro Fred Dantas, que cedeu o espaço da Escola Ambiental de Barra de Pojuca e contemplou todos o presentes com uma apresentação musical.
Assinar:
Postagens (Atom)