OLHA AÍ PESSOAL. O CONVITE ESTÁ SOCIALIZADO PARA QUE POSSAMOS DAR MAIS UM PASSO!
Caro(a)s Senhore(a)s,
Visando dar continuidade aos trabalhos associados ao processo de elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA), convidamos-lhes a participar da reunião de culminância junto às diversas representatividades que contribuíram com a construção do Anteprojeto de Lei desta Política, de maneira a formalizar a etapa posterior de encaminhamento deste documento para o poder legislativo do Estado.
Dia: 28 de abril de 2011 (quinta-feira)
Horário: 14:00 h as 18:00 h
Local: Biblioteca Central dos Barris- Rua General Labatut, N 27, Barris - Salvador/BA
Esperando contar com a participação de todos, informamos que eventuais dúvidas sobre o assunto poderão ser diretamente elucidadas junto à Francisca de Paula Alves de Carvalho, por meio do telefone: (71)3116-5749 e e-mail: secretaria.dpas@sedur.ba.gov.br.
Pensar Verde é se assumir acima de tudo consciente. É estar antenado com a finitude dos recursos ameaçados por vícios e práticas humanos. É contribuir para a limpeza da cidade, é não queimar, é não sujar as praias e os rios , é fazer plantios,é consumir consciente. Pensar Verde é ser amigo da natureza e buscar qualidade de vida sempre. Pensar Verde é o espaço de divulgação e discussão criado pela equipe de Educação Ambiental da LIMPEC. Comente, sugira, contribua
domingo, 24 de abril de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Comunicado
Devido às programações de festejos de Páscoa das escolas contempladas pelo projeto Eco-clubinho de Educação Ambiental, o início das atividades foi transferido para o dia 28 de Abril, seguindo a programaçãojá divulgada para os membros inscritos. A equipe de Educação Ambiental da LIMPEC está ansiosa e empolgada para recebê-los, em início às atividades.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Educação Ambiental também para o trânsito
Paralelamente à participação no I Fórum de Debates do Serviço Público de Camaçari, aonde a equipe de Educação Ambiental expôs em stand os serviços prestados pela empresa e trabalhos de produção desenvolvidos a partir da prática da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, a equipe da GEAMA participou nos últimos dias 13 e 14, das atividades da Cidade Portinho Seguro.
Na cidade inflável montada (na Cidade do Saber) em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), crianças de escolas municipais de Camaçari obtiveram noções de educação no trânsito e em colaboração com as atividades, o teatro de fantoches da LIMPEC funcionou como importante ferramenta para mostrar riscos do lançamento de resíduos nas vias públicas. Através de uma dinâmica diferenciada e de uma palestra interativa, crianças de faixa etária entre 8 e 10 anos, aprenderam que o lançamento de resíduos pela janela dos carros constitui infração média, rendendo ao motorista do veículo a perda de quatro pontos na carteira. Além disso, as crianças puderam perceber que lixo descartado fora do local e da maneira determinada, podem, além de contaminar ambientes atraindo vetores causadores de sérias doenças, causar uma série de danos à saúde e a integridade das pessoas.
Foram ao todo 05 turmas atendidas nos dois turnos, que também assistiram a uma palestrinha de sensibilização sobre o assunto. A semente foi plantada e esperamos que através delas a mensagem alcance também a família.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
As campanhas continuam e se inicia um novo projeto
Paralelamente ao trabalho porta a porta desenvolvido junto às comunidades locais, visando a sensibilização e o conhecimento das leis que respaldam a gestão de resíduos, a equipe de Educação Ambiental da Limpec inicia as atividades do Eco-clubinho. Projeto que visa formar multiplicadores e conferir conhecimento a crianças de escolas particulares com faixa etária entre 08 e 12 anos, através do qual as mesmas poderão conhecer de perto o processo de gestão de resíduos, convivendo com a equipe durante 60 dias. Período em que serão vivenciadas palestras sobre meio ambiente, oficinas (de reciclagem, de compostagem) e visitas técnicas, cumprindo um cronograma subemtido à aprovação da coordenação pedagógica de inicialmente 03 escolas (Escola Montessoriana, Escola CEMA Jr e Escola Construindo o Saber).
Com a resposta positiva e a adesão significativa dos estudantes, o projeto conta ainda com a parceria da COOASTAC (Cooperativa Empresarial de Tranporte Alternativa de Camaçari) e da empresa PPL Manutenção e Serviços.
Considerando que a formação visa promover a Educação Ambiental em diferentes espaços educativos, propocionando o entendimento sobre a influencia da gestão dos resíduos para a qualidade de vida, as atividades do Eco-clubinho visa estimular boas práticas em relação ao meio ambiente desde cedo, em função de um futuro mais sustentável.
O primeiro encontro com os membros do clube acontece no próximo dia 20 de Abril e a culminância será na Semana do Meio Ambiente, quando juntos, equipe GEAMA e membros do Eco-Clubinho atuarão em uma caminhada ecológica e em atendimento no stand da empresa.
A idéia é que as turmas se renovem e o projeto tenha continuidade, se estendendo também a grupos religiosos e associações.
sábado, 2 de abril de 2011
Encerramento da Operação Verão e campanha sobre Entulho
Concluídas as atividades educativas na orla relacionadas à Operação Verão, a equipe de Educação Ambiental retoma o trabalho nos bairros, intensificando a diviulgação dos PEVS instalados na cidade. Um trabalho realizado porta a porta para que os munícipes passem a entender que o uso do espaço visa minimizar o problema de descarte de entulho nas vias públicas, acabando com os riscos e danos que esta prática traz. A tarefa de fazê-los entender a responsabilidade do gerador é gradativa e árdua, considerando que a população entende resíduo como uma coisa só e que a coleta do mesmo deve ser feita pelo poder público.
Ainda que não houvesse uma Política Nacional de Resíduos Sólidos pela qual o destino desses resíduos deve ser às áreas preparadas sob investimento da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari, seriam necessários sensibilização e entendimento de que resíduos não devem ser dispostos nas vias públicas e que essa prática expõe a população a riscos ambientais e de saúde pública.
Atualmente a equipe se encontra no bairro Camaçari de Dentro , realizando a sensibilização de moradores e recolhendo assinaturas daqueles que recebem visita dos técnicos e são orientados sobre o assunto.
Assinar:
Postagens (Atom)