domingo, 31 de maio de 2009

Reunião com as associações sobre novo modelo de gestão


Um encontro entre lideranças comunitárias de Camaçari e representantes da LIMPEC aconteceu no último dia 30 de Maio, no Auditório da Vigilância Sanitária do município. Na ocasião, o diretor-presidente da LIMPEC Domigos Barbosa apresentou pilares do novo modelo de gestão, proferindo explicações sobre um sistema de implantação de novos serviços, adotando também um esquema demonstrativo de demandas e custos gerados pelo atendimento das necessidades locais.Atribuições da empresa e responsabilidades dos geradores em relação ao resíduo de construção civil (entulho) basedas na Resolução CONAMA 307; projetos que contemplam unidades de rocessamento e beneficiamento da destes resíduos e da fração orgânica;programa de educação sanitária ambiental e criação de um "ente fiscalizador" dos órgãos que trabalham saneamento na cidade, além da estruturação das associações e cooperativas de reciclagem para implantação da coleta seletiva nos bairros, foram ítens apresentados aos 50 representantes dos bairros de Camaçari,que na ocasião,esclareceram dúvidas e fizeram solicitações. Uma manhã de sábado esclarecedora e democrática marcou o encontro, que facilitou a identificação de demandas para atendimento e aperfeiçoamento dos serviços, visando a satisfação de todos os camaçarienses.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Você sabia???

Dia 29 de Maio um evento em comemoração ao Dia da Mata Atlântica acontecerá no Auditório do CESEC 1 e 2 (Casa do Comércio - Pituba / SSA) , discutirá perspectivas para a Bahia, com palestras e mesas redondas. Representantes do MMA, IMA, ICMBio, IBAMA, INGÁ, MP, RMA e FIEB estarão presentes. O evento é uma realização do Governo da Bahia, juntamente com o Projeto Corredores Ecológicos e Coelba e contará com palestrantes que dicutirão sobre as oprtunidades da Lei da Mata Atlântica e da condição das áreas protegidas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nosso sistema de Compostagem



Ainda em caráter demonstrativo, a Limpec dispõe na área destinada à agricultura orgânica batizada de "Fazendinha", leiras de compostagem. Através desta ação são esclarecidas fases do sistema que envolve também podas, folhas secas e terra.
O sistema que se define a partir da destinação do resíduo orgânico produzido no refeitório da empresa (cerca de 4kg/dia) para desenvolvimento de adubo, é aplicado no plantio de espécies como pimenta, coentro, pimentão, beringela, tomate e plantas medicinais.
O trabalho foi iniciado com a instalação de coletores seletivos na área, seguido do treinamento dos funcionários do refeitório, estimulando não somente o aproveitamento do material orgânico nas leiras, mas também a adoção de receitas alternativas que melhor aproveitam o alimento, produzindo menor volume de resíduos. Recicláveis como latas, garrafas pet e papel também são disponibilizados nos coletores para aproveitamento nas oficinas de reciclagem que apresentam técnicas alternativas para a comunidade, buscando também a minimização de resíduos no município.
Todo o processo de acompanhamento do sistema é registrado pelos estagiários da área de ciências biológocas, engenharia ambiental e nível médio, num livro de comunicação e é coordenado pelo funcionário que cuida permantentemente da fazendinha (S. Jorge).

terça-feira, 19 de maio de 2009

Seminário Nacional das Águas


CONVITE - Clique na imagem
Seminário Nacional Nordeste: Água , Desenvolvimento e Sustentabilidade

domingo, 17 de maio de 2009

Agora no Youtube!

Sempre usando os meios de comunicação de forma consciente, é com muita alegria que nós do blog comunicamos hoje a nossa inserção também no YouTube.

Agora além das notícias publicadas aqui vocês queridos visitantes poderão ver o nosso trabalho e de nossos parceiros da melhor forma possível.

Para a estréia, disponibilizamos o vídeo do CIEA produzido no dia do evento e passado á todos presentes.

Agora quem não pôde participar poderá ver e quem participou poderá relembrar aqueles ótimos momentos juntos.

Deixamos aqui a primeira parte do vídeo:

Gostou?
Que ver o vídeo todo?
Ou procurar você lá?

Acesse:

http://www.youtube.com/user/Eambcamacari

quarta-feira, 13 de maio de 2009

26º TERRITÓRIO DE DISCUSSÃO





Um encontro muito rico e participativo marcou o Seminário de Consulta Pública da Minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental nos 26 territórios de identidade.

Compondo grupos de discussão estudantes e representantes de instituições ligadas ao fomento da Educação Ambiental deram suas contribuições para definição do projeto de lei e partiram para organização, sistematização e registro das propostas de minuta, buscando maior detalhamento de formas de estímulo e desenvolvimento das práticas ligadas ao trabalho educativo.

Artesãos que trabalham técnicas de reaproveitamento e a LIMPEC, com peças produzidas nas oficinas de reciclagem estiveram compondo o foyer da Cidade do Saber, reforçando a idéia do desenvolvimento eco-sustentável. Peças de teatro de fantoches também apresentada pelos agentes ambientais da GEAMA promoveu entretenimento e reforçou a reflexão sobre necessidade de conservação de recursos naturais e cuidados com o meio ambiente em geral.

Para nós é sempre um prazer participar de ações integradas como essas, que nos conduzem ao crescimento e nos estimulam nessa luta.

"Somos fortes quando unidos" (Platão)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

No Seminário Nacional de Meio Ambiente


Desafios e perspectivas : Educação Ambiental no setor empresarial e sindical.
O vínculo da palavra educação ao ambiente escolar é nítido e apresenta desafios já trabalhados em programas que visam subsidiar um desenvolvimento de forma intredisciplinar. No entanto, pouco se fala sobre o trabalho de Educação Ambiental nas empresas. Pouco se fala, mas o que será que se faz ?
O primeiro grande desafio é o rompimento dos padrões de gestão vinculados ao crescimento das grandes economias capitalistas. A mudança de mentalidade a partir das visíveis alterações climáticas e dos fatores alarmantes de risco e degradação no ambiente, definem a busca pelo desenvolvimento sustentável e têm trazido consigo exigências de adaptação que estimulam diferenciais nos sistemas operacionais das mesmas.
Em Camaçari as solicitações têm aumentado sob interesse de palestras, exposições e oficinas que venham auxiliar o trabalho dos setores geralmente integrados a segurança e saúde. Teatro de fantoches e atividades lúdicas também oferecem uma nova dinâmica que traz a mensagem em prol do meio ambiente e reforça a idéia de que enfim, o investimento em estações de tratamento, a adoção das práticas de P+L e sistemas de reciclagem e reaproveitamento representam fatores ligados a responsabilidade socioambiental também economicamente significativos.
Atendemos também a empresas e o nosso programa adpta-se ao perfil , aos horários e às necessidades da empresa. Estávamos lá em exposição, mostrando que acreditamos no crescimento do trabalho, nas mudanças necessárias, e para isso, abraçamos sim os desafios.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Denuncie!



Crimes ambientais como queimadas, exploração dos recursos naturais e biopirataria (venda e compra de animais silvestre, madeiras e plantas) são grandes problemas nacionais.
O que fazer para combater este mal e não ficar omisso a isto?
Informamos a todos alguns números de onde denunciar esses crimes ambientais.

IMA - Instituto do Meio Ambiente
Tel.: 0800 071 1400 / 3634 - 5787
denuncias@ima.ba.gov.br
Rua Rio São Francisco, nº 01
Mont Senat
Cep.: 40425-060 Salvador – Ba

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Linha Verde: 0800 61 0800
0800 61 8080
linhaverde.sede@ibama.gov.br
Fax: (61) 3321-7713
Ibama Sede: 3172 – 1650
Cetas: 3257 – 5484 / 3257 – 6049

Prefeitura Municipal de Camaçari
Tel.: 3621 - 6719

terça-feira, 5 de maio de 2009

Programação do seminário de Consulta Pública Estadual de EA

Convidamos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com Educação Ambiental, dos setores governamentais e não governamental, do Território de Identidade Metropolitano de Salvador que compreendem os municípios de: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, Simões Filho, Vera Cruz, Salinas de Margarida, para participarem desse Seminário de Consulta Pública ao projeto de Lei de EA da BA.

Data e Local:
- 11 e 12 de maio de 2009
- Cidade do Saber – Rua do Telégrafo, s/ nº - Bairro do Natal
Camaçari / BA, Cep: 42809-00

Horários:
- 1° dia 7:30 às 8:00 Credenciais
8:30 às 12:00 Abertura dos trabalhos
14:00 às 17:00 Atividades nos GTs

- 2° dia 8:30 às 12:00 Apresentações das Propostas
14:00 às 12;00 Plenária final e encerramento das atividades.


Contatos:
- Empresa da logística: Sr. Estevan - Instituto Compasso
tels: (71) 3355 0973 ; 9108 7621

- Prefeitura Camaçari: Marina, Marinalva ou Paulo Morais – Coord. Meio Ambiente
Tels: (71) 3621 6805 ; 36216867 ; 3621 6677

Inscrição prévia:
- Através do e-mail:
plrms.ciea@gmail.com