domingo, 27 de dezembro de 2009

Sugestões para o novo ano


As promessas fazem parte dos planos para o ano que vai chegar. Se somos capazes de consumir aquilo que as empresas produzem incessantemente (e queremos tanto!), precisamos dar destino e reciclar. Vão aqui dicas e sugestões para quem é de atitude e quer ajudar o Planeta. Para começar, o que fazer com:

O jornal que lemos todos os dias

A ONG Paciência Viva, através do Projeto Ação Reciclar recebe doação de jornais para destinar à reciclagem e tem postos instalados nos shoppings Salvador ,Piedade e recebe também na própria sede. Mais informações? Ligue (71) 3017-6455.


Celular ou bateria


Se informe nas lojas de venda de celular. As lojas da VIVO principalmente disponibilizam urnas para doação. As principais lojas da operadora possuem urnas para doação de aparelhos e baterias.A Vivo acredita nesta ideia. Por isso, disponibiliza mais de 3.400 pontosde coleta para você reciclar o seu celular, bateria ou acessório sem utilidade. Toda a renda obtida é revertida para projetos do Instituto IPÊ,que ajudam a preservar a fauna e a flora brasileiras.


Já está mais que provado: acomodação e descaso não trazem resultados e ainda estimulam que sejamos atingidos. Melhor que o pensamento de se livrar de qualquer jeito das coisas em desuso é dar destino correto e ainda beneficiar o coletivo. Em breve traremos novas dicas. Estas são só pra começar. No mais, um ótimo 2010, pois a luta tem que continuar!

Abraços para todos os parceiros, seguidores e amigos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nossa mensagem

Existem muitas formas de desejar Boas Festas e o que faz cada mensagem diferente é a verdade de cada uma delas.
Fim de ano é isso mesmo: tempo de reflexão, avaliação e projetos.
Desejamos para parceiros, amigos, seguidores, colegas... um Natal repleto de felicidades e um 2010 cheio de renovação.
Maravilhoso será se discursos prontos sobre meio ambiente se superem e transformem em atitudes capazes de mostrar que o homem, apesar de ser falho, pode ser humano o suficiente para respeitar a si mesmo e ao próximo cuidando do Planeta em que vive, se sentindo parte dele.
Desenvolvimento sustentável em Camaçari. Ambiente sadio para todos!

São os votos da equipe LIMPEC

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sobre a COP-15

A 15a Conferência das Partes - Conferência de Copenhague - É o considerado mais importante evento da história recente dos acordos ambientais por ter por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.
De 7 a 18 de Dezembro, o evento que acontece reunindo grandes expectativas. No entanto, discursos prontos proferidos por alguns dos representantes das delegações dos 193 países até então, não garantiram o resultado esperado pautado em compromissos firmados pela adoção de ações (redução das emissões de gases causadores do efeito estufa ) que venham de fato garantir menores impactos no Planeta.
A presidente da COP 15 e ex-ministra do Clima da Dinamarca (aonde acontece o encontro), Connie Hedegaard, destacou os compromissos de controle das emissões assumidos pelas nações em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e também apelou aos presentes por um acordo. Chefes de Estado já estão nas horas finais de negociação. O Primeiro Ministro do Reino Unido apelou diretamente para a Avaaz gerar uma onda de pressão pública por um acordo que impeça o aquecimento catastrófico de 2 graus. Ficou curioso? Acesse http://www.avaaz.org/po/save_copenhagen/98.php? verifique e contribua. Parece distante ou utópico, mas é muito provável que tenhamos chegado a esta situação de risco pelo fato de, para muita gente ter parecido o mesmo pensar nos impactos das suas ações.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reciclagem presente em espetáculo teatral

A Limpec parabeniza e faz votos de sucesso a todos os envolvidos na peça "Um Sanatório para Freud" e se orgulha de ter sido colaboradora da apresentação da obra de autoria e direção do companheiro Ivanildo Antônio.
A peça encenada no Teatro da Cidade do Saber, denunciou as torturas sofridas na ditadura militar por estudantes, poetas, comunistas, e ativistas políticos, além de ter revelado grandes talentos inseridos num trabalho sociocultural capitaneado por Ivanildo, que teve o nosso apoio com a cessão de peças confeccionadas a partir do conceito do reaproveitamento de materiais para o cenário da mesma.
Repensar o conceito de liberdade, rever a necessidade de conquistas e avançar no curso da história foram propostas lançadas no contexto da obra. Assim como hoje precisamos repensar nossos hábitos, nossas ações e formar multiplicadores em prol do próximo e do Planeta.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Curiosidades

A reciclagem de apenas uma latinha de alumínio representa uma economia de energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por três horas.

A cada ano são descartadas entre 20 e 50 milhões de toneladas de produtos eletrônicos no mundo. Se esse lixo fosse colocado em vagões de trem, eles dariam uma volta inteira no planeta!

No Brasil, já são 35 milhões de crianças com até dez anos de idade que movimentam cerca de R$ 50 bilhões. Lembre-se de que esses pequenos em poucos anos decidirão o que é importante para o nosso planeta.
FONTE: Manual de etiqueta para uso do Planeta - Instituto Akatu

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"Eu reciclo, e você?"

Foram três dias de exposição dos trabalhos de empresas que adotam iniciativas ligadas à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos.
O evento foi uma iniciativa da turma formanda em Gestão de Eventos da UNIFACS, que teve como convidados, além da LIMPEC, O Instituto Arborize (também de Camaçari), a GOÓC (Empresa de calçados desenvolvidos a partir de pneus), AMAM (Associação Mão Amiga - que tem a reciclagem como atividade ocupacional de pessoas com necessidades especiais), Gilson Cardoso (artista plástico que se destaca pelas peças desenvolvidas a partir do reaproveitamento de materiais) e a COCA-COLA (expondo sua parceria com a CAEC - cooperativa de recicláveis, no desenvolvimento de puffs e bijuterias com garrafas PET).
Uma ótima vitrine para divulgação dos trabalhos da empresa, instalada no Shopping Paralela, em 27, 28 e 29 de Novembro, com ampla visitação e extremo interesse daqueles que por lá passaram. Muitos desejando adquirir peças desenvolvidas nas oficinas de reciclagem da Limpec e estabelecer também parcerias futuras.

Agradecemos também aos colegas de trabalho que visitaram e prestigiaram o nosso stand.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Limpec no Pólo de Cidadania

Oferecendo a moradores e visitantes de Camaçari oficinas de reciclagem de papel e plástico, além de kits educativos (com panfletos sobre reaproveitamento de resíduos orgânicos, orientações sobre acondicionameto e descarte corretos do lixo e um saco de 100 litros), a equipe de Educação Ambiental esteve no evento Pólo de Ciadania, idealizado pelo COFIC - Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, em 28 de Dezembro.
No stand montado no estacionamento da Casa da Criança, foi divulgado ainda o serviço Alô Limpec (0800-284-6484) e reafirmando o compromisso com os munícipes, a equipe operacional garantiu a limpeza e a manutenção do local, executando limpeza antes, durante e depois do evento.
Com uma receptividade positiva, as pessoas atendidas (inclusive de outras regiões como Simões Filho e Alagoinhas) pelos serviços oferecidos pela Limpec, proferiram agradecimentos e elogios, demonstrando bastante interesse em atendimentos posteriores em busca de uma orientação relacionada ao compromisso com o meio ambiente e ao bem-estar da população.

Ação educativa em Monte Gordo

Em 27 de Novembro, representantes da Limpec estiveram no Beco da Cebola (em Monte Gordo) para um encontro com a comunidade, visando orientação sobre coleta seletiva.
Numa parceria entre Conder, Ministério Público, APA Lagoas de Guarajuba e Coopmarc, foram oferecidas palestras sobre o tema, além de oficinas de reciclagem e teatro de fantoches. Ferramentas que atenderam de forma esclarecedora a uma solicitação da comunidade, interessada em montar uma cooperativa.
O Diretor Técnico da Limpec José Marcelo explanou sobre experiências na área de coleta seletiva, alertando sobre os desafios e a manutenção do sistema, colocando à disposição da comunidade mobilizada demais serviços de orientação sobre destinação correta de resíduos, além das ações integradas, com a equipe operacional, fiscalização e Educação Ambiental em prol de um ambiente saudável e sustentável.