O trabalho foi iniciado ainda em 2009 com a instalação do primeiro PEV - Ponto de Entrega para Pequenos Volumes de Entulho - localizado no bairro da Nova Vitória, na Rua Padre Paulo, atrás da Rodoviária. Estando em andamento a instalação de mais 26 áreas como estas espalhadas pela cidade para, em conformidade com a Lei, manter a mesma organizada e limpa, os agentes ambientais têm o desafio de percorrer os bairros aonde se encontram os PEVs e as adjacência para sensibilizar os munícipes quanto à responsabilidade do gerador.
Os resíduos provenientes de construção, reformas, reparos , bem como as podas têm sido constantemente dispostos em vias públicas para coleta, gerando transtornos e riscos, tendo em vista a ocupação de áreas de circulação de pedestres e as possibilidades de atrair vetores causadores de doenças. O desafio é justamente o de fazer a comunidade se sensibilizar quanto ao estabelecido em leis e à rotina de gestão de resíduos que não possuem propriedades e classificações similares ao resíduo domiciliar que deve ser coletado periodicamente por carros compactadores com destino ao aterro sanitário.
A recomendação é que os geradores providenciem o encaminhamento dos resíduos até às áreas devidamente estabelecidas e diante de qualquer dúvida faça contato com o serviço Alô Limpec (0800 282 6484). Caso contrário, o descumprimento pode vir a acarretar notificação encaminhada pelo setor de fiscalização da empresa e até multa.
Além da Nova Vitória, Novo Horizonte (Rua Bahia), Gleba C (Vide foto - próximo ao campo, atrás da Avenida Acajutiba) e PHOC III são bairros que já tem PEVs instalados para atender também localidades do entorno. Sendo assim, a equipe de Educação Ambiental encontra-se neste bairros em missão instrutiva e informativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário