sábado, 28 de agosto de 2010

Educação Ambiental agrega SIPAT na Refinaria Landulpho Alves

A convite da DM Construtora, a equipe do setor GEAMA participou da programação da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho, que aconteceu no último dia 27/08, oferecendo para operários uma palestra que mostrou a relação entre segurança e meio ambiente, que introduziu a prática oferecida pelas oficinas de reciclagem e a dinâmica oferecida pelo teatro de fantoches.
A atividade durou toda a manhã e foi marcada pela interatividade e pela recepção dos trabalhadores, que sendo em grande parte moradores de Candeias , obtiveram também informações sobre destinação final de resíduos na Central de Logística Ambiental de Camaçari.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Iniciadas atividades do Projeto Natal Ambiental

Projeto que nasceu da idéia do Prefeito Caetano de decorar praças da cidade a partir do uso de materiais recicláveis, em que a Limpec tem papel importante para a efetivação, considerando que, pelas orientações de instrutores que compõem a equipe de Educação Ambiental da empresa, alunos da rede municipal de ensino identificam recicláveis e executam produção.
Com o apoio da SEDUC, o trabalho em questão foi inciado neste mês levando a prática para turmas de educadores que participaram do I Fórum de Educação Ambiental nas Escolas de Camaçari. A idéia é garantir a decoração produzida pelos próprios alunos, para as praças próximas à instituição de ensino, promovendo a valorização e valor agregado ao trabalho.
Até o momento as escolas visitadas que já iniciaram a produção da decoração natalina foram: Maria José de Matos, Escola Municipal Yolanda Pires e Escola Parque Verde. Estão programados continuidade do trabalho e nova reunião visando agregar mais parceiros para a execução do projeto. Acompanhe por aqui a evolução dele.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alunos da Escola David Milanez visitam a Limpec

A Limpec recebeu com programação diversificada na última sexta-feira - 13 de Agosto - alunos da Escola David Milanez, apresentando para cerca de 85 pessoas, entre educadores e educandos, nas instalações da empresa, o teatro de fantoches, a oficina de reciclagem e a "Fazendinha" (horta orgânica).
A intenção foi fazê-los conhecer um pouco mais sobre o trabalho da empresa voltado para as questões ambientais. Através das peças teatrais "Bichos do Lixo", "Pet Bill" e "A gota d´água", os pequenos alunos puderam entender para onde vai o lixo produzido, que cuidados devem tomar no momento do descarte , o conceito da reciclagem e a importância da conservação de recursos como água e energia para o meio ambiente.
Em visita à horta, puderam entender sobre agricultura orgânica e as possibilidades de reaproveitamento dos restos de alimento e das podas para o sistema de Compostagem. Além disso, na oficina de reciclagem, puderam experimentar técnicas produção artesanal de papel e o reaproveitamento de materiais.
Foi uma manhã produtiva ao passo que pudemos apresentar para crianças o valor do meio ambiente e quais as contribuições que desde cedo podemos dar para melhoria do mesmo. As professoras agradeceram e se mostraram satisfeitas, afirmando ao final da visita o desejo de dar continuidade às práticas conhecidas e a contribuição da visita para a elaboração de projetos no âmbito escolar.




sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Agende-se e participe

Encontrar alternativas para amenizar os impactos da metropolização no processo de urbanização brasileiro, através de debates de planos e ações que possam contribuir com a construção de desenvolvimento.
O Seminário "Metropolização e Desenvolvimento: Uma Nova Agenda" é promovido pela Prefeitura de Camaçari, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), juntamento com o Centro de Recursos da UFBA.

QUANDO: 09 e 10 de Agosto de 2010
LOCAL: Cidade do Saber - Camaçari / Bahia




terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A nova lei prevê um cronograma de adaptação e a regulamentação pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) até a efetiva responsabilidade "pós-consumo" das indústrias e lojistas. O texto os obriga a recolher pilhas, baterias, agrotóxicos, pneus , lubrificantes e embalagens.

Um dos principais avanços desta lei sancionada pelo Presidente Lula foi o estabelecimento da responsabilidade compartilhada entre governo, indústria, comércio e consumidores, cabendo aos municípios e ao Distrito Federal a cobrança sobre a elaboração de planos de gerenciamento de resíduos e práticas condizentes ao tema.
Vale destacar que a contribuição do consumidor no exercício da nova lei tem suma importância para o seu desenvolvimento e o avanço em prol da sustentabilidade