Tratou-se de um mutirão ecológico, em que surpreendentemente, a comunidade que inicialmente parecia desmobilizada , aderiu e prestigiou.
Pescadores e o comerciante Voni, apoiaram com a doação de barcos e do apoio operacional na coleta de resíduos da área que compreendia a Bacia do Joanes nos limítrofes da Prainha. Levaram suas famílias, e juntamente com membros da FANESP - Fanfarra Estudantil de Parafuso, deram apoio fundamental nos trabalhos que incluíram ainda, um plantio de mudas doadas pela Coordenação de Áreas Verdes da SEDUR.
Um stand com produtos confeccionados a partir da reciclagem de materiais também foi montado e crianças, adultos e adolescentes interagiram bem com a equipe de Educação Ambiental da LIMPEC.
É claro que um mutirão só não resolve, considerando a extensão e a dimensão do Rio Joanes e o trabalho fica ainda mais difícil quando, inexplicavelmente se encontra resistência de um membro da comunidade.
A Prainha de Parafuso é também uma Área de Proteção Ambiental dentro de Camaçari e os olhares precisam alcançá-la ou a área que também é de lazer irá se desconfigurar pela degradação causada por in stalações irregulares, lançamento indiscriminado de resíduos no rio , pesca predatória e muito do que se faz em função da falta de sensibilidade e conscientização dos requentadores.
O trabalho de alerta e sensibilização foi feito e , mesmo com os percalços encontrados, a LIMPEC promoveu junto à comunidade, mais um mutirão de limpeza na Prainha de Parafuso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário