Incluída na programação semanal, as atividades de sensibilização da comunidade incorporam mais uma missão: informar aos munícipes sobre a Lei de Entulho que acaba de entrar em vigor.
O trabalho dos agentes é desenvolvido através do diálogo com moradores de bairros, nos quais o serviço operacional encontra-se em atividade. Na ocasião, são proferida orientações sobre horário de coleta, formas corretas de acondicionamento e destinação do resíduo domiciliar e divulgação sobre a responsabilidade do gerador estabelecida nas Resoluções CONAMA 307/02 e na Lei Municipal 973/09, que contêm diretrizes sobre o Resíduo de Construção Civil - RCC (popularmente chamado de Entulho).
As reações ainda se dividem entre a gratidão e a indignação, felizmente prevalecendo a situação positiva na qual os munícipes entendem a necessidade de solucionar o problema e assim, melhorar a qualidade ambiental da cidade, minimizando inclusive os riscos de acidente.
Uma cartilha ilustrava e educativa sobre o assunto está sendo produzida para facilitar a comunicação e o entendimento da campanha, divulgando a responsabilidade dos envolvidos e os locais para a destinação deste resíduo, conhecido como PEV's (Pontos de Entrega para pequenos - Volumes, até 2m³) e ATT's (Áreas de Transbordo e Triagem para grandes geradores - Volume superior a 2m³). Além das penalidades estabelecidas para o descumprimento da lei.