domingo, 26 de julho de 2009

Na Oficina de Compostagem do IPB

Com o objetivo de aprimorar a técnica de compostagem já desenvolvida no espaço da horta cultivada dentro da Limpec, representantes da empresa participaram no último dia 25 de Julho da oficina promovida pelo Instituto de Permacultura da Bahia. As atividades desenvolvidas no Sítio Mangará, localizado em Areias, definiram uma rica experiência de identificação de técnicas para produção do adubo natural e desenvolvimento da Agricultura Orgânica como um todo.
A coleta dos materiais (secos: folhas, molhados: sobras selecionadas de alimentos) e a posterior construção da leira com aditivos como pó de rocha e esterco, foram tarefas matinais desempenhadas também para entendimento das relações físicas químicas e biológicas do processo. Pela tarde, foram apresentados um biofertilizante (Biogeo feito a partir do rúmen do gado), algumas técnicas de cultivo (como o plantio diversificado de espécies em mandalas) e outros procedimentos permaculturais (como a bioconstrução que envolve o uso do solo, a interação com a captação de água da chuva, o aproveitamento da luz solar). Práticas sustentáveis entre as quais temos, como educadores ambientais, a missão de apresentar e disseminar.
Vivenciar o que proporcionou a equipe do IPB, mostrou que a vida oferece muitas alternativas e nos tornou possível identificar melhorias a serem desenvolvidas no nosso espaço, que já vem passando por modificações para que possamos ampliar o trabalho com técnicas apuradas e estarmos sempre preparados para novas visitações também. Para nós foi uma dia maravilhoso de aprendizado!
"NUNCA DUVIDE QUE UM PEQUENO GRUPO DE CIDADÃOS PREOCUPADOS E COMPROMETIDOS POSSA MUDAR O MUNDO; DE FATO É ISSO O QUE TEM MUDADO." MARGARET MERD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário