Com o objetivo de promover debates sobre os diversos problemas ambientais relacionadas à gestão racional dos recursos hídricos, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) promove a terceira edição do Diálogo das Águas. A primeira palestra, da série de seis encontros até o mês de dezembro, acontece na última sexta-feira deste mês (31), às 15h, no auditório Paulo Jackson do instituto, no Itaigara.
O debate de abertura terá como tema, a Restauração de Matas Ciliares, com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Yoshio Kageyama. “A preservação, proteção e restauração das florestas é essencial para a manutenção do equilíbrio hidrológico. Sem as matas ciliares, temos os rios assoreados e a perda completa da qualidade da água”, afirma o palestrante, que irá abordar a importância da mata ciliar para a vida do rio e, conseqüentemente, do Planeta.
Colaborador do Ministério do Meio Ambiente, Kageyama tem experiência na área de Genética (com ênfase em Genética de Espécies Arbóreas), e atua principalmente nos temas conservação, Mata Atlântica, cerrado, espécies arbóreas, sementes florestais, fluxo gênico, variabilidade e estrutura genética. O professor participou da primeira edição do Diálogo das Águas, em 2007, quando abordou a conservação das águas e restauração florestal.
Os debates acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês e são voltados para ambientalistas, universitários, servidores públicos, dirigentes de órgãos e empresas públicas ou privadas, estudantes e demais interessados no tema. A intenção é estimular na sociedade, a discussão sobre temas relacionados à degradação ambiental, provocada pelo homem e por seus impactos no meio ambiente, e alertar sobre o avanço da escassez da água doce em diversas regiões da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário