sábado, 18 de dezembro de 2010

Natal Ambiental - O desafio de decorar a Praça do Ponto Certo

   A equipe de Educação Ambiental abraçou o desafio e resolveu encrementar a Praça do Ponto Certo com luminárias, estrelas, flores, guirlandas e árvores natalnas. Todos os adereços produzidos a partir do reaproveitamento de materiais para uma praça extensa e muito bonita, a partir de um trabalho que começou no mês de Agosto com escolas municipais.
   Um esforço de uma equipe de 20 pessoas, entre estagiários e funcionários , para mostrar possibilidades oferecidas a partir do reaproveitamento de materiais. Atividade valorizada por poucos, mas que tem ambientalmente o seu valor e economicamente beneficia uma série de pessoas e não há melhor época para refletirmos sobre nossas ações e nosso papel no mundo.
  Enfrentando os desafios das dificuldades de produção e após instaladas, a conservação das peças, a equipe finaliza o trabalho com o intuito de que pessoas da comunidade se sensibilizem e sintam-se privilegiadas pela decoração oferecida pelo  Projeto Natal Ambiental.
  No mais, o que se deseja é uma boa festa a todos!!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

    Como parte da campanha natalina da Limpec, representantes da equipe de educação ambiental da empresa visitaram no último dia 06 de Dezembro o Abrigo São Francisco para iniciar a entrega de doações promovidas em campanha interna. Na ocasião foram entregues gêneros alimentícios cultivados através do sistema de Compostagem, recolhidos na horta instalada na empresa para prática da agricultura orgânica. Espécies como alface, pimenta, maxixe, coentro e hortelã foram doadas na intenção de contribuir para a alimentação dos idosos residentes.
    Produtos de higiene e cestas básicas também continuam sendo recolhidos em posto instalado na recepção da empresa, em uma prática de solidariedade que representa uma constante na política da mesma, que se preocupa também com a qualidade de vida da população e vincula esta preocupação aos seus serviços.
    

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Informe - Destino correto para pilhas e baterias

    Agora suas pilhas, baterias e celulares usados têm destino correto.
    O cuidado com o meio ambiente também tá na vitrine da C&A.
    A partir de agora, em todas as lojas C&A você vai encontrar
um coletor, onde vai poder descartar pilhas, baterias e celulares de
forma ambientalmente correta e segura, evitando que sejam jogados
em aterros ou lixões comuns.


O Natal Ambiental

 Entre um evento e outro, a equipe da GEAMA tem unido esforços nos preparativos para o Natal Ambiental.
A produção que irá decorar a Praça do Ponto Certo com enfeites natalinos confeccionados a partir de materiais recicláveis doados por escolas municipais e empresas instaladas no município, está a todo vapor e a idéia é que logo logo seja realizado o lançamento do trabalho. Instrutores da equipe de educação ambiental, juntamente com alunos de escolas municipais estão desenvolvendo os enefeites natalinos com muito empenho.
 A Limpec tem como parceiros na empreitada,a SESP, a SEDUC a empresa de engenharia Santa Cruz, o Feijão do Lindu e o restaurante do Bob e vem buscando novos parceiros para agregar no trabalho que visa
estimular políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, levantando a bandeira da coleta seletiva no município.

domingo, 7 de novembro de 2010

Stand da Limpec é bem visitado no Terceiro Pólo de Cidadania

   Entre as atividades levadas pela equipe de Educação Ambiental da Limpec ao evento promovido pelo COFIC - Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, foi possível esclarecer adultos e crianças a respeito
do trabalho de destinação final dos resíduos produzidos na cidade, levando para os munícipes imagens e
informações sobre a CLAM - Central de Logística Ambiental.
   A participação no Pólo de Cidadania permitiu à Limpec a oportunidade de não somente levar exposição de produtos desenvolvidos a partir da reciclagem e do reaproveitamento de materiais e oficinas, mas também a possibilidade de fazer com que visitantes do stand pudessem associar essas práticas à importância
de começar a visualizar melhores hábitos e alternativas para minimizar impactos causados pelo  acúmulo de lixo nas cidades.
  Um suco de casca de abacaxi com talo de hortelã foi servido no stand também, para lembrar o melhor a proveitamento orgânico, visando um uso racional de recursos e uma alternativa de menor geração de resíduos. Kits educativos foram distribuídos e registros de solicitações também foram realizados no ponto de atendimento montado no local. Contentores seletivos foram disponibilizados e o serviço operacional como sempre, atuou antes durante e depois do evento.
 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Domingo de parceria e campanha na Nova Vitória

                              
  A Limpec esteve presente em evento realizado pela Associação de Moradores do bairro Nova Vitória no último dia 17 de Outubro. Para a atividade que aconteceu na Rua Augusto Sandin, foram programados lanches e doação de brindes para as crianças da localidade, ainda em sintonia com as festividades do mês.
  Aproveitando o espaço e a parceria com os moradores, agentes do setor de Imagem e Educação Ambiental, informaram aos acompanhantes das crianças e adultos residentes no bairro, sobre a mudança do horário de coleta, que passou a ser noturno. Além disso, expôs produtos feitos a patir do reaproveitamento de materiais, demonstrando técnicas de reaproveitamento e, dentro deste contexto, produziu e distribuiu cerca de 150 brinquedos. Foi entregue também um recipiente para acondicionamento de resíduos ao estabelecimento comercial do local.
  Aparentemente, só mais uma campanha realizada. No entanto, um domingo à tarde próximo à comunidade...assim como deve ser, pois a educação deve chegar até onde o grupo está.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Limpec nos próximos eventos. Fique ligado!

  • 18 a 24 de Outubro - SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
       LOCAL - Faculdade Universo  - Salvador / BA
  • 06 de Novembro - PÓLO DE CIDADANIA / COFIC
      LOCAL - Rua do Telégrafo - Em frente à Cidade do Saber
  • 09 a 12 de Novembro - FEIRA BRASIL PRETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
      LOCAL - Centro de Convenções da Bahia / 16 h  às 22 h
  • 18 a 21 de Novembro -  FEIRA GLOBAL DO EMPREENDENDORISMO 
      LOCAL - Em frente à Casa do Trabalho

Em paralelo, estaremos com a equipe educativa também em campanhas de bairro, devido à mudança do  horário de coleta: Nova Vitória, Jardim Limoeiro, Lama Preta e Triângulo são alguns dos bairros que estão em nossa programação de coleta noturna.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Participe!


Programação do Foyer

Exposições das 09h ás 16:30h

Fiocruz 07/10

Limpec 07 e 08/10

Projeto Educando com a Horta Escolar 07 e 08/10
Escola Monteiro Lobato
Coordenadora: Rosemeyre Barros da Silva Couto

Projeto 3 Rs 07 e 08/10
Reduzir, reutilizar, reciclar.
Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães

COELBA 08/10
Amostra de vídeos sobre consumo sustentável de energia elétrica.

Dia: 07/10

Blogs literários - 09h Auditório 03
Irana Vieira Costa Pacheco – Prof. CELEM

Parasitose – 10h / 14h Auditório 01
Fiocruz

Refletindo sobre o lixo - 09h / 14h Auditório 02
Reconhecimento do Quilombo Urbano - 10h Auditório 02
A prática do cineclube no exercício da participação e discussão - 15h Auditório 02
Elaine Aparecida Rodrigues / Helio Lima
Fórum pró cidadania

Contribuição das ONGs para o desenvolvimento sustentável - 9h Auditório 03
Eco-ípe- Honorato Fernando Sousa Nazaré
Coqueiro Solidário - Francisco de Assis Silva
Instituto Arborize - Maria José Rosas/Durval Borges

Dia: 08/10

Consumo responsável e sustentável - 09 h Auditório 04
Ana Cláudia Santiago - Limpec

Olhares dos jovens no mundo da informação - 9h/14h Auditório 02
Jonycael Sedraz de Oliveira- professor de comunicação da UFBA

Agricultura Orgânica - 09h Auditório 03
Jorge Cortez - Engenheiro agrônomo /EBDA

Apresentação no Teatro Cidade do Saber

 Lixo eletrônico o que fazer com ele?

Dia: 08/10 das 8:30h às 11:30h
Universidade Aberta do Brasil - UAB (Instituição Articuladora)
Escola Municipal Normal de Camaçari
Escola Municipal Denise Tavares
Escola Municipal São Thomaz de Cantuária
   Local : Cidade do saber 
   Rua do telegrafo,s/n,bairro do Natal,Camaçari
   contatos:
   Rose Marie- tel :9941-7962
  Rosangela  tel:3644-2669

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Limpec recebe na sede escola de São Francisco do Conde

   Na última quinta-feira (dia 24/09) , a LIMPEC recebeu a visita de educadores e educandos da Escola Municipal Anísio Teixeira, de São Francisco do Conde.
   Cerca de 50 alunos de faixa etária entre 08 e 14 anos foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental, obtendo explicações sobre o processo de destinação final dos resíduos, ouviram explicações sobre a CLAM - Central de Logística Ambiental , conheceram a horta comunitária, a oficina de reciclagem e assitiram à apresentação do teatro de fantoches com as peças que divulgam cuidados necessários com descarte de resíduos e a importância de boas práticas para a saúde coletiva.
   Foi uma manhã produtiva em que alunos e professores do município que dispõe seus resíduos para destinação final na CLAM administrada pela LIMPEC, obtiveram esclarecimentos e maior entendimento sobre a contribuição de cada um para o meio ambiente.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Educação Ambiental na I Gincana de Biodiversidade

  A equipe de ações educativas esteve presente na escola participando da I Gincana de Biodiversidade  da Escola Municipal Barra de Jacuípe,  expondo em stand peças produzidas através das técnicas de reciclagem e reaproveitamento.
  No evento que aconteceu no último dia 21, a equipe Limpec abordou a responsabilidade socioambiental, na busca de transformação a partir de iniciativas individuais e esclareceu dúvidas de alunos interessados em visualizar e aprender sobre as técnicas de produção das peças. "Isso só reafirmou a importância do nosso trabalho, pois cada vez as pessoas estão percebendo que as questões ambientais são fundamentais para a nossa sobrevivência", afirmou a Chefe de Unidade de Ações Educativas Neide Cavalcanti ao ser questionada sobre o saldo do evento.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia 21 de Setembro. Dia da árvore!



   Dia também de refletir a real função deste elemento natural e de valorizar a existência das espécies locais, muitas vezes prejudicadas e erradicadas pela ação do homem movido pelo arfã capitalista, derrubadas e queimadas para dar lugar a grandes empreendimentos em lugar de oferecer sombra, ar puro e compor uma rica biodiversidade.
   Camaçari é o nome dado à árvore  por índios, significando "Árvore que chora", pela existência da seiva produzida por ela principalmente no período noturno. Em algumas áreas da cidade ainda pode ser encontrada, a exemplo da Cordoaria eatravés do  Executivo Municipal já foi sancionado o Projeto de Lei 16/2010 para a preservação da árvore Camaçari. Com a lei fica proibida a retirada de qualquer árvore desta espécie sem a assinatura do prefeito do município sob pena de multa. Ações como essas em prol da presevação da espécie, contribuem para a valorização do patrimônio natural local e com certeza, para a qualidade de vida da população.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Equipe da Limpec fala de meio ambiente em SIPAT na Cibrafértil

  As indústrias também constituem espaço importante para desenvolvimento de trabalhos de Educação Ambiental. 
Falar de meio ambiente numa SIPAT que dá certo, é também expor as relações da sensibilização e do cuidado com a segurança e a saúde. E foi o que aconteceu na empresa Cibrafértil, aonde a equipe GEAMA participou do evento, apresentando palestra e teatro de fantoches para operários da empresa instalada no Pólo Industrial de Camaçari.
  O ponto alto do evento foi o depoimento de um funcionário paulista que expôs a necessidade de colaboração de todos em ações que contribuam para o processo de desenvolvimento sustentável, mostrando que em São Paulo a coleta seletiva já faz parte da rotina das pessoas e  é possível fazer com lucro e benefícios para todos. O depoimento refeorçou tudo o que a palestra " Consumo Responsável e Sustentável" e as peças teatrais " Lixo Seguro" e " Gerações", apresentada pelos estagiários Ingrid (estudante de ciências biológicas), Luciene e Priscila (estudantes do curso técnico em meio ambiente), Juliana e Romilton (estudantes de nível médio).

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Stand da Limpec compõe evento cultural na Cidade do Saber

  Foi apresentado na Cidade do Saber (Fundação Raimundo Pinheiro), em parceria com o grupo teatral C.O.C.A.D.A, um stand expositivo com objetos feitos a partir das técnicas de reciclagem e reaproveitamento, nos dias 10 e 11 de setembro, durante o espetáculo infanto - juvenil “Mas o que é, um Cucuruto?” . Espetáculo que abordou assuntos relacionados aos temas de reciclagem, reaproveitamento e ao desequiblirio ambiental gerado pela intervenção antrópica.

  O stand da Limpec instalado divulgou para crianças e adultos que foram prestigiar a montagem teatral, práticas corretas pela minimização de impactos negativos no meio ambiente, enfatizando a necessidade de melhores hábitos de descarte de resíduos. Foi registrado então, um número expressivo de em média 350 pessoas, as quais mostraram-se interessadas, questionando aos membros da equipe, quanto a elaboração dos objetos, como obter os nossos serviços. Parabenizaram a Limpec por seu trabalho desenvolvido no município de Camaçari.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Limpec em parceria cultural

   A equipe de Educação Ambiental da Limpec integrará exposição no foyer do teatro da Cidade do Saber nos dias 11 e 12, quando serão apresentados também a peça teatral infanto-juvenil "Mas o que é um Cucuruto?"
  Durante cerca de 80 minutos de espetáculo serão estimulados compreensão e senso crítico sobre questões ambientais, de modo divertido e com linguagem acessível. Valores positivos como consciência, responsabilidade, respeito, mostrando que todos os seres vivos exercem papel importante no mundo serão apresentados pelo grupo COCADA (Companhia Camaçariense de Diversão e Arte) e a LIMPEC garante a parceria com a montagem de um stand abordando práticas conscientes em relação ao meio ambiente. Vale conferir!
  Em cartaz apenas dias 11 e 12 de Setembro, às 17 horas, os ingressos da peça custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

sábado, 4 de setembro de 2010

Equipe da GEAMA visita o Parque das Mangabas

Moradores do Parque das Mangabas receberam no último dia 01 a equipe de educação ambiental da Limpec, para uma atividade que teve como objetivo orientar, esclarecer dúvidas e solicitações dos moradores da localidade que fica pouco distante do centro da cidade.
As atividades apresentadas em parceria com Embasa e Ebisa Sertenge foram realizadas com moradores, a fim de promover um encontro dinâmico com a comunidade, identificar necessidades e assim proporcionar um serviço cada vez melhor e a contento.

sábado, 28 de agosto de 2010

Educação Ambiental agrega SIPAT na Refinaria Landulpho Alves

A convite da DM Construtora, a equipe do setor GEAMA participou da programação da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho, que aconteceu no último dia 27/08, oferecendo para operários uma palestra que mostrou a relação entre segurança e meio ambiente, que introduziu a prática oferecida pelas oficinas de reciclagem e a dinâmica oferecida pelo teatro de fantoches.
A atividade durou toda a manhã e foi marcada pela interatividade e pela recepção dos trabalhadores, que sendo em grande parte moradores de Candeias , obtiveram também informações sobre destinação final de resíduos na Central de Logística Ambiental de Camaçari.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Iniciadas atividades do Projeto Natal Ambiental

Projeto que nasceu da idéia do Prefeito Caetano de decorar praças da cidade a partir do uso de materiais recicláveis, em que a Limpec tem papel importante para a efetivação, considerando que, pelas orientações de instrutores que compõem a equipe de Educação Ambiental da empresa, alunos da rede municipal de ensino identificam recicláveis e executam produção.
Com o apoio da SEDUC, o trabalho em questão foi inciado neste mês levando a prática para turmas de educadores que participaram do I Fórum de Educação Ambiental nas Escolas de Camaçari. A idéia é garantir a decoração produzida pelos próprios alunos, para as praças próximas à instituição de ensino, promovendo a valorização e valor agregado ao trabalho.
Até o momento as escolas visitadas que já iniciaram a produção da decoração natalina foram: Maria José de Matos, Escola Municipal Yolanda Pires e Escola Parque Verde. Estão programados continuidade do trabalho e nova reunião visando agregar mais parceiros para a execução do projeto. Acompanhe por aqui a evolução dele.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alunos da Escola David Milanez visitam a Limpec

A Limpec recebeu com programação diversificada na última sexta-feira - 13 de Agosto - alunos da Escola David Milanez, apresentando para cerca de 85 pessoas, entre educadores e educandos, nas instalações da empresa, o teatro de fantoches, a oficina de reciclagem e a "Fazendinha" (horta orgânica).
A intenção foi fazê-los conhecer um pouco mais sobre o trabalho da empresa voltado para as questões ambientais. Através das peças teatrais "Bichos do Lixo", "Pet Bill" e "A gota d´água", os pequenos alunos puderam entender para onde vai o lixo produzido, que cuidados devem tomar no momento do descarte , o conceito da reciclagem e a importância da conservação de recursos como água e energia para o meio ambiente.
Em visita à horta, puderam entender sobre agricultura orgânica e as possibilidades de reaproveitamento dos restos de alimento e das podas para o sistema de Compostagem. Além disso, na oficina de reciclagem, puderam experimentar técnicas produção artesanal de papel e o reaproveitamento de materiais.
Foi uma manhã produtiva ao passo que pudemos apresentar para crianças o valor do meio ambiente e quais as contribuições que desde cedo podemos dar para melhoria do mesmo. As professoras agradeceram e se mostraram satisfeitas, afirmando ao final da visita o desejo de dar continuidade às práticas conhecidas e a contribuição da visita para a elaboração de projetos no âmbito escolar.




sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Agende-se e participe

Encontrar alternativas para amenizar os impactos da metropolização no processo de urbanização brasileiro, através de debates de planos e ações que possam contribuir com a construção de desenvolvimento.
O Seminário "Metropolização e Desenvolvimento: Uma Nova Agenda" é promovido pela Prefeitura de Camaçari, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), juntamento com o Centro de Recursos da UFBA.

QUANDO: 09 e 10 de Agosto de 2010
LOCAL: Cidade do Saber - Camaçari / Bahia




terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A nova lei prevê um cronograma de adaptação e a regulamentação pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) até a efetiva responsabilidade "pós-consumo" das indústrias e lojistas. O texto os obriga a recolher pilhas, baterias, agrotóxicos, pneus , lubrificantes e embalagens.

Um dos principais avanços desta lei sancionada pelo Presidente Lula foi o estabelecimento da responsabilidade compartilhada entre governo, indústria, comércio e consumidores, cabendo aos municípios e ao Distrito Federal a cobrança sobre a elaboração de planos de gerenciamento de resíduos e práticas condizentes ao tema.
Vale destacar que a contribuição do consumidor no exercício da nova lei tem suma importância para o seu desenvolvimento e o avanço em prol da sustentabilidade

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O desafio da sensibilização sobre descarte de entulho continua

Fiscalização, operacional e equipe de educação ambiental seguem pela cidade com o desafio de sensibilizar a comunidade a respeito da necessidade de conter a geração e o descarte indiscriminados de resíduos dispostos em vias públicas.

Os desafios existem por conta da lei em vigor estabelecer critérios de disciplina que exigem posicionamento das autoridades sobre a população. Fazendo munícipes se entenderem também como responsáveis pela maneira como o resíduo é gerado e descartado, há uma necessidade de adoção da mudança de hábitos para a qual muitos ainda oferecem resistência. No entanto, são registrados também depoimentos dos moradores, que se sentindo prejudicados pelos efeitos do descarte indiscriminado em vias públicas, agradecem e demonstram entendimento sobre a necessidade da sensibilização e colaboração de todos em benefício ao coletivo.
Os trabalhos continuam no intuito de fazer com que Camaçari atinja o parâmetro de muitas cidades que hoje já atingiram com êxito uma minimização do problema, fazendo uso de serviços de disk entulho, através do qual são alugadas e dispostas caixas coletoras , além de terem implantados pontos de entrega voluntária como formas de organizar melhor a disposição de resíduos na cidade de modo a não comprometer a saúde coletiva e mesmo a circulação das pessoas nas vias, assim como estabelece em diretrizes a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O trabalho que tem base legal, continua com todos os desafios e as equipes da Limpec se concentram desde o dia 27 de Julho no Phoc I, destacando o fato de que os trabalhos de limpeza e fiscalização continuam de forma simultânea ao trabalho educativo. E assim segue com a meta de atingir todo o município, no intuito de Camaçari ser completa em desenvolvimento e sustenbilidade.
" A cidade mais limpa não é aquela que mais se limpa, mas a que menos se suja".

segunda-feira, 19 de julho de 2010

LIMPEC no I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental


No I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que aconteceu de 11 a 15 de Julho de 2010, a Limpec teve oportunidade de divulgar o desenvolvimento do trabalho de destinação final e tratamento de resíduos oferecido para Camaçari e cidades vizinhas.

Entre empresas e instituições como Embasa; CONDER; LIMPURB; UFBA; UNEB; Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e CERB, a Limpec expôs em estande as técnicas empregadas no serviço prestado (as áreas para disposição temporária de Amianto e Pneus já em operação, por exemplo) e seu plano de expansão que contempla usinas de reciclagem de entulho, de compostagem e URE (Unidade de Reciclagem Energética). O espaço decorado dentro do conceito da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, atraiu estudantes e profissionais que curiosos, mostraram grande interesse no trabalho realizado pela empresa
O evento proporcionou ainda troca de conhecimentos e experiências diante da participação de funcionários da empresa em sessões técnicas e palestras apresentadas, tendo algumas como tema: Gestão de aterros sanitários simplificados, Diagnóstico de condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis, Universalização do saneamento e sustentabilidade e Responsabilidade social, ambiental, institucional e sustentabilidade.
Sem dúvida uma experiência significante de mostrar a expansão e a ampliação dos serviços voltados para o saneamento ambiental.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A vez do PHOC II


Mais uma localidade de Camaçari recebe nos dias 05 e 06 de Julho as orientações das equipes de fiscalização e educação ambiental da Limpec, a respeito do descarte de resíduos e a importância da disposição do material em horário próximo à programação de coleta. No caso do PHOC II, o trabalho de coleta acontece de segunda a sábado, a partir das 17:30h.

Para reforçar a orientação e maiores esclarecimentos, foi programada uma reunião às 19:00h do dia 06 na associação de moradores do bairro. A participação da comunidade é um fator determinante para a sensibilização e a melhoria da qualidade ambiental do local.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Moradores de Fonte das Águas recebem equipe da Limpec

Após as festividades juninas, moradores do Loteamento Fonte das Águas (Arembepe) receberam a equipe da Limpec, que intensificou o trabalho de limpeza e proferiu orientações aos moradores com o obejtivo de erradicar pontos de lixo instalados no local. Para os mesmos foram entregues também cartilhas sobre a Lei do Entulho.
Os pontos de lixo são volumes variados de resíduos descartados constantemente de forma irregular em vias públicas. Geralmente esses pontos concentram uma mistura de domiciliares, comerciais, podas e entulho, propiciando maior atratividade de vetores causadores de doenças e até mesmo maior ocorrência de acidentes. Geralmente são formados por pessoas que não acompanham o sistema de limpeza pública local. Por isso a equipe da empresa que trabalha com saneamento ambiental não tem poupado esforços e vem dando continuidade ao trabalho, priorizando a sensibilização dos munícipes quanto aos riscos proporcionados pelo não atendimento a certos critérios relacionados ao descarte de resíduos.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Para não perder o costume...mensagem junina!

Festa que agrada a todas as idades pelo resgate da cultura nordestina, com alegria, receitas saborosas e muita música.
Segundo o sociólogo Agenor Gaspareto, no período em que a festa se consolidou havia muito mais florestas e árvores e muito menos gente e animais em criação do que hoje. Observação que faz ao relacionar ítens que lhe parecem discutíveis diante das questões ambientais tão abordadas na atualidade:
- Aumento do corte de árvores para construir fogueiras.
" Certamente não será a fogueira nossa que irá slavar o Planeta do desmatamento, efeito estufa e dos problemas ambientais. Mas a nossa e a de todos somam milhares, talvez milhões de fogueiras e árvores que perderam o direito à existência."
- A poluição e os perigos oferecidos pelos fogos de artifício.
" A propósito, na Alemanha só e permitido o uso de fogos de artifício apenas num único dia do ano, no Reveillon".
- O uso dos balões, responsáveis por incêndios em vários lugares.
"Felizmente, no Sul da Bahia, o São João parece não precisar desses balões e nem por isso deixou de ser São João e fazer a alegria de muitos."
A questão está em rever o uso desses elementos mantendo a alegria e o tradicionalismo da festa junina. O desafio está em desfrutar da festa e dançar muito forró, com menos árvores sacrificadas, menos explosões e menos cheiro de enxofre no ar. A longo prazo, a natureza agradece. E no mais, parece difícil imaginar o São João sem esses elementos. Mas não se trata de reiventá-lo e sim de repensar hábitos para que afinal possamos curtir muitos outros.
Baseado no texto Festa de São João e Meio Ambiente / 2000
do Sociólogo, professor da UESC Agenor Gaspareto

terça-feira, 15 de junho de 2010

Agradecimentos - Semana do Meio Ambiente

Atuamos constantemente pela sensibilização que visa a conservação de recursos naturais ameaçados pelos avanços e por atividades produtivas que proporcionam a degradação ambiental. Sempre pautados nas ações locais para repercussão global, temos a missão de formar multiplicadores.
Agradecemos a todos os parceiros que acreditaram no nosso trabalho e incluíram nossos serviços (palestras, teatro de fantoches e oficinas de reciclagem) nas programações em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Expomos aqui a nossa satisfação por contribuir e presenciar investimentos de empresas, escolas e associações na cosciência ambiental. Que possamos dar continuidade a todas as atividades que visem reflexão e redução de impactos nas nossas atividades. Estaremos sempre disponíveis:
Ford , Centro Educacional Clubinho das Letras , ITF Chermical Ltda., Comanche Biodiesel, Odebrecht, Consórcio Rio Paraguaçu , Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) , QGN - Química Geral do Nordeste SA., Braskem, Escola Municipal Aloísio de Oliveira , Consórcio Mataripe.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente intensa em ações significativas

Atuante nas programações relacionadas à Semana do Meio Ambiente, a LIMPEC desenvolveu a partir do dia 31 de Maio uma programação de visitas à CLAM - Central de Logística Ambiental (Aterro Sanitário Integrado), recebendo funcionários, clientes de empresas usuárias, membros de cooperativas de recicladores, associações comunitárias e também autoridades políticas. Na ocasião, todos puderam conhecer um pouco mais sobre destinação final dos resíduos e as técnicas adotadas para tratamento, além de prestigiarem a inauguração da nova célula. Uma nova área para disposição e tratamento de resíduos.
O esperado, com a apuração das técnicas voltadas para reciclagem é que não mais seja preciso a construção de novas áreas para tratamento e que assim seja possível ampliar a vida útil do aterro. Por isso mesmo há um trabalho diário que visa a minimização do volume de resíduos descartados e uma menor geração de impactos no ambiente. Uma prova é o crescente número de campanhas realizadas pela equipe de Educação Ambiental.

Ainda no dia 29 de Maio a equipe integrou o evento Biomangue realizado pela SEDUR e por parceiros na causa ambiental, auxiliando na coleta de cerca de uma tonelada de resíduos do mangue de Jacuípe. De 31 em diante a equipe tem em sua programação palestras e atividades lúdico-educativas solicitadas por empresas como Ford, ITF, Odebrecht, Comanche, Consórcio Mataripe, QGN e Braskem, mas a equipe prossegue também em atendimento a escolas e associações de bairro.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

domingo, 23 de maio de 2010

Preparativos para a Semana do Meio Ambiente

Com o objetivo de ampliar conhecimentos voltados para a gestão de resíduos e maior entendimento desta operacionalização diante da influência direta na qualidade ambiental, a Limpec está preparando uma programação que contempla visitas técnicas ao aterro sanitário integrado (CLAM - Central de Logística Ambiental), palestra, plantio de mudas e exibição de vídeos, com um cronograma voltado para autoridades, estudantes, usuários (clientes) e funcionários. Em breve publicaremos em detalhes a programação.
Na oportunidade, uma reflexão:
Ações como mutirões de limpeza, plantio de mudas, palestras e caminhadas ecológicas estão sendo planejadas por diversas instituições parceiras dentre as quais a equipe de Educação Ambiental estará agregando. Importante mesmo é que além de ações simbólicas, todos percebam que a data traz a reflexão sobre os hábitos e propõe não somente ações pontuais, mas a continuidade delas.
O primeiro passo para tratar sobre meio ambiente é lembrar que somos parte dele e se não houver sensibilização, estaremos sempre dando margem à contradição alarmante que nos faz constatar que muitos, mesmo sendo parte dele, ainda promovem a sua degradação, motivados por interesses meramente econômicos.

sábado, 15 de maio de 2010

Ex-estagiária da Limpec se torna multiplicadora


Aplicando conhecimentos e técnicas adiquiridos durante sua estada na Limpec, Priscila Santana, Técnica em Meio Ambiente residente em Machadinho, formada pelo CETTPS, integra atualmente a equipe do Programa Mais Educação como colaboradora.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial no 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cltura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, entre outros. Iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Priscila, que atuou junto à equipe de Educação Ambiental em diversas ações para sensibilização dos munícipes, dá continuidade ao trabalho, repassando conhecimento e agregando colaboração à formação de pessoas conscientes das problemáticas ambientais também causadas pelo acúmulo irregular de resíduos e adotando reciclagem e reaproveitamento de materiais com alternativa.
Fica aqui registrada a nossa homenagem. Ficamos contentes em saber da sua trajetória, em termos colaborado para a sua formação e extremamente gratos pela sua colaboração.


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Equipe da Limpec comemora sucesso do Fórum de Educação Ambiental


Diante do compromisso de ampliar eixos de discussão e adoção de práticas em prol do meio ambiente, a equipe de Educação Ambiental da Limpec se empenhou e celebrou junto a parceiros o I Fórum de Educação Ambiental nas Escolas de Camaçari - "Um elo de discussão".


Tendo organizado o evento juntamente com representantes da SEDUC (Secretaria de Educação do Município) e da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), uma programação que incluiu palestras e exposições de parceiros como o Centro de Controle de Zoonoses, APA´s do Rio Capivara e Lagoas de Guarajuba e Embasa. Todos apresentados com o intuito de estimular os educadores a refletir e efetivar em sala a prática da Educação Ambiental como transformadora, conhecendo também as possibilidades de parceria e orientação junto a órgãos públicos e inestituições instaladas no município.

Como todas as ações ligadas à área ambiental, um trabalho árduo que veio alavancar parcerias a fim de fazê-las crescer e manter a adoção de práticas conscientes e sustentáveis, saindo do senso comum e partindo para a redução cada vez maior de impactos como degradação, poluição, entre outros que comprometen a saúde humana.

O evento ainda contou com a presença do maestro Fred Dantas, que cedeu o espaço da Escola Ambiental de Barra de Pojuca e contemplou todos o presentes com uma apresentação musical.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Depoimento de Morador da Nova Vitória após Campanha sobre a Lei do Entulho

Com várias campanhas já realizadas desde o início da Educação Ambiental na Limpec. A GEAMA sempre levou em consideração as críticas, sugestões e elogios dos moradores do município de Camaçari.


Acreditando sempre que este é o melhor meio para se realizar um trabalho de excelência.
Hoje trazemos para todos os nossos visitantes do Pensar Verde um depoimento registrado na nossa última campanha sobre o entulho, realizado no dia 17 de Abril no bairro da Nova Vitória.

É só clicar AQUI para ouvir:

Depoimentos como o do Sr. Erivelton mostram que a Educação Ambiental mesmo que de forma gradativa é capaz de mudar hábitos e sensibilizar pessoas quanto à qualidade de vida e saúde ambiental.

domingo, 25 de abril de 2010

Comerciantes de Arembepe recebem orientação


No último sábado (24.04), a equipe de Educação Ambiental da Limpec procedeu diálogo com comerciantes de uma das praias mais visitadas de Camaçari.

Para os donos de estabelecimentos diversificados, como peixarias, mercados, sorveterias, restaurantes, barracas de praia e lojas de verstuário, a equipe solicitou que os mesmos disponibilizem o resíduo produzido somente pela manhã, evitando assim que os sacos de lixo permaneçam nas vias públicas durante todo o período da tarde e da noite, já que a coleta se inicia no local a partir das sete da manhã.

O esforço dos agentes ambientais vem em reforço à equipe operacional, que realiza trabalho diário toda manhã, em toda extensão da área, para manter Arembepe agradável e pronta para visitação de turistas, investidores e principalmente para os moradores da região.

Buscando contar com a colaboração dos mesmos , a Limpec procura oferecer a todos um trabalho de qualidade e o diálogo, que muitas vezes sugere uma mudança de hábito em prol da qualidade ambiental local.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

quarta-feira, 31 de março de 2010

Agradecimento Passando o Rôdo nas Praias


Venho através deste agradecer imensamente o apoio da equipe da Limpec durante a realização da 3a. Caminhada de Limpeza do Projeto "Passando o Rôdo nas Praias" realizado no último dia 20.03 na praia de Arembepe. Sabemos que pela falta de antecedência no contato, talvez nem tudo tenha saído a contento, mas para nós, foi uma parceria que deu muito certo e que certamente será decisório para a realização de outras atividades com o mesmo cunho sócioambiental.

Agradeço mais uma vez por tudo e até a próxima.

Grande abraço,
André Papi
Biólogo / Coord. Geral
Org. Sócio-Ambientalista Joguelimpo
Instrutor do Projeto Orla - MMA/SPU
Mestrando em Geologia Costeira, Marinha e Sedimentar - UFBA
Tel:(71) 8865.5239 / 3374.7945
Site: http://www.joguelimpo.org.br/

terça-feira, 30 de março de 2010

Educação Ambiental da Limpec no combate à Dengue

Representação e mobilização da Limpec na caminhada de mobilização no combate à Dengue.
Qualquer movimento vale à pena para chamar atenção de todos sobre os cuidados necessários para evitar a doença.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Lembrete. Dia D de Combate à Dengue.

Vamos todos particiapar da caminhada de mobilização o combate à Dengue. Vamos chamar atenção da população, pois o descuido gera criadouros do mosquito que pode atingir a muitas comunidades com a doença.
DATA: 26/03
SAÍDA: Praça Abrantes (em frente à Igreja), a partir das 14:00h
Nós estaremos lá! E você? Vamos combater o mosquito e deixar a "Dengue fora daqui"!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Criado pela ONU para estimular reflexão e discussões a respeito deste bem natural que vem sendo ameaçado pelas ações do homem, que vão do desperdício à poluição e comprometem também a sua qualidade. Rios, lagos, represas estão sendo contaminados e este recurso que antes parecia inesgotável se encontra ameaçado.
Você sabia que que cerca de 0,008% da água do Planeta é potável e que num futuro próximo poderemos não ter acesso a ela por conta do descaso e da falta de cuidado do homem? Pois ntão está na hora de adotar certas medidas.
  • Economize água nas atividades do dia a dia (ao tomar banho, ao escovar os dentes...);

  • Procure descartar resíduos em local adequado;

  • Reutilize a água sempre que possível para atividades diversas;

  • Divulgue ações educativas e participe delas também.

A Limpec enquanto empresa de saneamento ambiental, faz a sua parte buscando garantir a limpeza da cidade e participar de ações integradas, levando às comunidades informação para sensibilização e adoção de hábitos mais responsáveis. Vamos hoje refletir, mas durante todos os dias do ano precisamos mesmo é agir com responsabilidade ambiental.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Passando o Rôdo nas Praias

A Prefeitura de Camaçari, em parceria com o Projeto Bocão Cidadão e a ONG Jogue Limpo, traz neste sábado (20.03) a Caminhada de Limpeza do Projeto "Passando o Rôdo nas Praias".
O evento acontecerá em Arembepe e terá início às 08:30 h com percurso definido da praia próxima à colônia de pescadores até o Projeto Tamar, visando sensibilizar a população para a destinação adequada dos resíduos e necessidade de conservação das praias.
Estarão presentes o Prefeito Luiz Caetano e o apresentador José Eduardo ( Bocão), além dos voluntários das ongs ambientalistas locais, lideranças comunitárias e alunos das escolas municipais. A equipe de Educação Ambiental da Limpec também não podia ficar de fora, juntamente com a equipe operacional. Contribua! Participe!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Equipe da Limpec no Loteamento Canto do Mar

Em 12.03, a Limpec desenvolveu um trabalho no Loteamento Canto do Mar - Condomínio Paraíso (Guarajuba) - com o intuito de levar à residências a informação de que, a partir do dia 15.03 a empresa estará realizando a coleta do resíduo domiciliar diariamente no horário das nove da manhã.
O trabalho integrado da equipe de Educação Ambiental juntamente com o setor operacional deverá garantir desde então, que áreas de preservação sejam degradadas evitando a poluição que tanto compromete a saúde pública, dando fim também ao sistema de transporte e transbordo inadequado dos resíduos produzidos na região. A equipe teve boa receptividade e aprovação por parte dos moradores contatados na oportunidade, gerando assim satisfação das partes envolvidas na atividade.

Vale ressaltar o exemplo da comunidade local, que em busca do seus direitos de cidadãos, articularam junto à Limpec um trabalho, visando o bem-estar e a melhor adequação de atendimento para a saúde ambiental e para todos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Movimento Camaçari unida contra a Dengue

Após a festa na orla, a programação de eventos em Camaçari agora inclui uma caminhada de mobilização no combate à Dengue, agendada para o próximo dia 26 com o objetivo de chamar atenção da população para a necessidade dos cuidados diários que visam não formar focos de reprodução do mosquito causador da doença (Aedes aegypti).
A concentração para o movimento será a partir das 14:00h na Praça Abrantes com caminhada finalizando na Praça dos 46 às 17:30 com um ato público encerrado com o show de banda cujo nome ainda não foi divulgado.
Estaremos lá. Participem!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Lavagem de Arembepe. Vale uma dica



Como sempre a Lavagem de Arembepe oferece uma programação extensa que atrai milhares de pessoas.
Como em toda boa festa popular, a curtição também favorece o aumento do volume de resíduos descartados de forma irregular demonstrado num e-mail que circulou na rede como "O saldo da folia" (vide foto).
Arembepe concentra praias belíssimas e área de proteção ambiental riquíssima em biodiversidade (Capivara). Então a dica é curtir a festa com consciência, evitando depositar os resíduos nestas áreas. A dica é mesmo não contribuir para a degradação.
Um grupo de cooperados da Renascer e Reciclar estará circulando com carrinhos de coleta na festa para recolher os recicláveis e os rejeitos (não recicláveis) não devem ser lançados nos rios, nos mares e nas áreas verdes locais.
No mais, é curtir a festa que é das boas!!!


segunda-feira, 8 de março de 2010

Oficina de Reciclagem no PSF de Parafuso


Os pacientes do Posto de Saúde do Distrito de Parafuso foram agraciados por uma atividade diferente na última sexta-feira (dia 05 de Março). A convite da equipe que atende a comunidade pela segunda vez, técnicos de reciclagem da equipe da Limpec ministraram oficinas de confecção de brinquedos e utilitários com plástico, papel reciclado e machê, unindo arte à reciclagem de materiais que por hábito são descartados muitas vezes de forma irregular.
As técnicas de reciclagem apresentadas oferecem possibilidades alternativas de renda para comunidades e ajudam a fechar ciclos de produção de forma sustentável. Garrafs plásticas se transformam em brinquedos e papeís de escritório, jornais, revistas são reprocessados para geração do papel reciclado (aplicado na confecção de cartões de visita, cartazes, decoração de embalagens). Com a sobra da polpa proveniente da confecção do mesmo, ainda é possível produzir a massa do machê, que de acordo com a criatividade de quem produz, também pode se transformar em objetos decorativos e / ou utilitários interessantíssimos.
Os participantes das oficinas demonstraram grande satisfação e solicitaram outras visitas da equipe de Educação Ambiental da Limpec para novos encontros ricos em aprendizado e compromisso com o meio ambiente.


quarta-feira, 3 de março de 2010

Os PEVs insatalados na cidade

Dando continuidade às campanhas educativas baseadas na Resolução CONAMA 307, referente à gestão de RCC - Resíduo da Construção Civil, a equipe de Educação Ambiental da Limpec tem distribuído na cidade cartilhas e orientações para a população.
O trabalho foi iniciado ainda em 2009 com a instalação do primeiro PEV - Ponto de Entrega para Pequenos Volumes de Entulho - localizado no bairro da Nova Vitória, na Rua Padre Paulo, atrás da Rodoviária. Estando em andamento a instalação de mais 26 áreas como estas espalhadas pela cidade para, em conformidade com a Lei, manter a mesma organizada e limpa, os agentes ambientais têm o desafio de percorrer os bairros aonde se encontram os PEVs e as adjacência para sensibilizar os munícipes quanto à responsabilidade do gerador.

Os resíduos provenientes de construção, reformas, reparos , bem como as podas têm sido constantemente dispostos em vias públicas para coleta, gerando transtornos e riscos, tendo em vista a ocupação de áreas de circulação de pedestres e as possibilidades de atrair vetores causadores de doenças. O desafio é justamente o de fazer a comunidade se sensibilizar quanto ao estabelecido em leis e à rotina de gestão de resíduos que não possuem propriedades e classificações similares ao resíduo domiciliar que deve ser coletado periodicamente por carros compactadores com destino ao aterro sanitário.

A recomendação é que os geradores providenciem o encaminhamento dos resíduos até às áreas devidamente estabelecidas e diante de qualquer dúvida faça contato com o serviço Alô Limpec (0800 282 6484). Caso contrário, o descumprimento pode vir a acarretar notificação encaminhada pelo setor de fiscalização da empresa e até multa.

Além da Nova Vitória, Novo Horizonte (Rua Bahia), Gleba C (Vide foto - próximo ao campo, atrás da Avenida Acajutiba) e PHOC III são bairros que já tem PEVs instalados para atender também localidades do entorno. Sendo assim, a equipe de Educação Ambiental encontra-se neste bairros em missão instrutiva e informativa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

I Simpósio em Gestão Ambiental






Os formandos de Biologia 2010.1 da UFBA estão organizando o I Simpósio em Gestão Ambiental: ferramentas e legislações, nos dias 25 e 26 de março de 2010. Maiores informações entrar em contato através do e-mail: simposio.ga2010@gmail.com

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Verão limpeza, verão LIMPEC!

A equipe de Educação Ambiental da Limpec realizou dias 10 e 11/02 uma atividade diferenciada na orla de Camaçari. Adotando a discontração como ferramenta para sensibilização de pessoas cujo destino seria Jauá, Arembepe, Guarajuba e Jacuípe, foram formados grupos de trabalho para um pedágio pré-carnavalesco, quando os estagiários animados e caracterizados com adereços coloridos, distribuíram calendários ecológicos, adesivo da campanha "Verão limpeza, Verão LIMPEC e solicitaram de todos adoção de práticas conscientes em relação à limpeza da cidade e à conservação dos recursos naturais locais.
De modo irreverente estagiários e funcionários do setor de Educação Ambiental saíram do convencional e presentearam moradores e vistantes da orla.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Final de semana e Educação Ambiental

Portal de Arembepe, Itacimirim e Parafuso. Localidades que no útimo final de semana fizeram parte de um programa de intensificação dos serviços Limpec pela saúde ambiental no município.
No Portal, a equipe reuniu moradores para proferir esclarecimentos sobre a gestão de resíduos no município, além de orientações necessárias à manutenção da limpeza do local, através também das ferramentas lúdico-educativas que dinamizaram o encontro.
Aproveitando a programação da regata promovida pela Secretaria de Turismo, a equipe de Educação Ambiental se dirigiu à Praia da Espera para reforçar o trabalho da equipe operacional que mantém diariamente a limpeza do local. Estabelecendo um diálogo com visitantes e comerciantes da área, foram distribuídos pela equipe brindes, sacos e panfletos, para sensibilização quanto à adoção de hábitos corretos de descarte dos resíduos.

Em Parafuso a Limpec apoiou o 7o Mutirão de Limpeza da Prainha de Parafuso, numa parceria com as Secretarias de Turismo, Saúde, Defesa Civil; Bridgestone e Comunidade de pescadores. Um grupo que uniu esforços para retirada de resíduos coletados do local, que concentra uma Aréa de Proteção Ambiental. Um volume alarmante com potencial de degradação extremamente à saúde da biodiversidade local. Só para lembrar, ali se concentra a Bacia do Joanes, que abastece toda região metropolitana.

Muito trabalho, hein? Mas todo esforço é válido pela salvação do meio ambiente!!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

E você, o que faz pelo meio ambiente?

Estamos diariamente comprometidos com ações voltadas para a conservação da biodiversidade , participando de atividades que visam a sensibilização e a mudança dos hábitos que comprometem as áreas naturais .
Temos muito parceiros identificados em ações integradas, mas queremos saber: o que você faz pelo meio ambiente??? E o melhor disso é que as 3 melhores frases postadas como respostas no espaço de comentários do nosso blog, ganhará um brinde especial produzido pela equipe GEAMA ! E fique atento: o resultado desta enquete será divulgado no dia 26/02/2010 e a premiação deverá ser retirada na nossa sede. As frases serão submetidas a julgamento da nossa diretoria e podem ser enviadas também para o e-mail: educacaoambiental@limpec.com.br.
OBS: Esta promoção não é válida para funcionários LIMPEC.
Publique sua frase e se cadastre como nosso seguidor. E BOA SORTE!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

4ª Conferência das Cidades

Representantes do poder legislativo; das associações; entidades; grupos; movimentos sociais e populares e população em geral, terão a oportunidade de se reunir na Cidade do Saber nos dias 27 e 28 de Janeiro para discutir "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".
A Conferência da Cidade é uma deliberação do Ministério das Cidades e tem como objetivo convocar a população para debater melhorias para os municípios.
A Prefeitura Municipal de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), convida a todos para participar do evento que acontece a partir das 08:00h e consiste num momento de construção coletiva que visa o progresso político, social, econômico e em todas as esferas do desenvolvimento.
A equipe da Limpec estará participando ativamente, apoiando o evento e com stand expositivo de temática socioambiental, além de representantes que estarão presentes e dispostos a contribuir positivamente para assuntos referentes ao desenvolvimento urbano, a exemplo de esgotamento sanitário, uso e ocupação do solo, habitação, transporte, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), entre outros.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Mais uma campanha pela limpeza na orla de Camaçari

Dando continuidade ao trabalho de sensibilização na orla de Camaçari, a equipe da Limpec verificou na Praia de Guarajuba, a presença de turistas das mais diversas localidades como Brasíla; São Paulo ; Goiás; Feira de Santana; Ilhéus; Jacobina, entre outras localidades. Pessoas que receberam bem os agentes ambientais e se mostraram verdadeiros parceiros, conscientes dos problemas gerados pelo acúmulo de lixo nas praias e nas vias públicas.
Ao distribuir kits educativos com sacos para acondicionamento do resíduo proveniente do consumo na praia, muitos banhistas demonstraram que adotam a prática de colaboração para o meio ambiente no dia a dia.

O trabalho aconteceu em complemento ao serviço operacional, que a partir das sete da manhã executa a limpeza do local. Todo trabalho se justifica em busca da conscientização também de moradores, comerciantes e visitantes de localidades que reservam riquezas naturais e do ser humano incrédulo a respeito da importância de ações coletivas em prol do meio ambiente.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lavagem de Guarajuba e Monte Gordo

Além do suporte garantido na limpeza das localidades antes, durante e depois do evento, a equipe da Limpec estará marcando presença com um stand da equipe de Educação Ambiental na Lavagem de Guarajuba e Monte Gordo que começa no próximo dia 22 (sexta-feira).
No sábado (23), a festa se inicia às 20h. Enquanto os festejos não começam , uma exposição sobre reciclagem e uma campanha de sensibilização direcionada a moradores, turistas e visitantes busca parceiros para ações conscinetes para conservação do ambiente através do trabalho integrado das equipes operacional, fiscalização e Geama.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Trabalho da Limpec sensibiliza moradores e visitantes de Jacuípe

No último final de semana (17/01) um stand da Limpec foi instalado na localidade de Jacuípe para sensibilização de moradores e visitantes, estimulando-os a manter limpas as vias públicas e uma das mais belas praias da orla de Camaçari.

Após a entrega de contentores de lixo de 240 litros pela equipe operacional (que executa a limpeza do local diariamente a partir das 08:00 h da amanhã), a equipe de educação ambiental distribuiu kits educativos, solicitando que o resíduo produzido por comerciantes e frequentadores da praia seja devidamente acondicionado, colaborando assim para a conservação da área. O stand expôs produtos desenvolvidos a partir da reciclagem e do reaproveitamento de materias, sugerindo a prática e o consumo responsável, além de divulgar as oficinas e palestras oferecidas pela empresa a escolas, associações de moradores e empresas.

Estas atividades fazem parte da programação da Operação Verão e estarão sendo desenvolvidas no próximo sábado (dia 23) na praia de Guarajuba.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comunidade do Parque das Palmeiras visita sede da Limpec

Moradores do bairro Parque das Plameiras foram recebidos na Limpec para camanha de Educação Ambiental no último dia 16. A atividade teve como objetivo sensibilizar os participantes fazendo-os conhecer o sistema de gestão de resíduos no município, fazendo-os refeltir sobre hábitos de descrate irregular e outras ações prejudiciais ao meio ambiente.
Palestra; teatro de fantoches; visita à horta comunitária; distribuição de kits para coleta seletiva e material impresso com orientações sobre descarte adequado de resíduos e outros cuidados com o meio ambiente, foram oferecidos a membros da comunidade, que se mostraram interessados e disponíveis para continuidade do trabalho, que ainda tem na programação um plantio de espécies nativas na área e oficinas de reciclagem para formação de núcleo produtivo no próprio bairro (idéia dos próprio moradores como resultado significativo da sensibilização desenvolvida na campanha).
Moradores expuseram dúvidas, sugeriram e participaram ativamente da atividade oferecida e a equipe Limpec concluiu esta fase de trabalho com grande satisfação, esperando que o encontro renda bom entendimento para minimização dos impactos que prejudicam a qualidade ambiental na cidade. A espectativa é de que atividades como estas continuem sendo direcionadas para outros bairros.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Trabalho realizado na Gleba B e no bairro do Natal

Após a equipe operacional ter realizado a limpeza removendo resíduos da região Bomba / bairro do Natal, um novo desafio foi abraçado pela equipe de Educação Ambiental, orientando moradores sobre a necessária colaboração de todos para manutenção da saúde da comunidade. Através do diálogo, dos brindes e de materiais educativos os agentes ambientais proferiram as seguintes orientações:

- Disponibilizar o resíduo em horário próximo ao programado para coleta (a partir das 18h) para evitar que animais espalhem os materiais descartados nas vias públicas;
- Despositar o entulho no local apropriado (PEV instalado próximo à rodoviária) para que não dificulte a circulação nas vias e atraiam vetores causadores de doenças;
- Evitar depositar podas nas vias para evitar acidentes, vetores causadores de doenças e dificuldades de circulação nas ruas
Foram atendidas cerca de 400 residências , além das casas comerciais instaladas no local, onde maiorias das pessoas se mostrou satisfeita com o trabalho. A atividade continua na intenção de formar parceiros multiplicadores da causa ambiental e sensibilizar mesmo aqueles que não demonstarem real entedimento da causa, para adoação de hábitos conscientes.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Campanha direcionada a moradores e visitantes movimenta a Orla

A instalação de um stand expositivo de produtos desenvolvidos nas oficinas de reciclagem da Limpec, atraiu moradores e visitantes de Jauá no último sábado (dia 9 de Janeiro). Localizado na praça principal, área de grande circulação, o stand serviu como ponto de apoio da equipe de Educação Ambiental e teve como objetivo divulgar os serviços oferecidos pela empresa, além de sensibilizar os passantes a respeito de cuidados necessários à saúde de todos e à conservação do ambiente local.
Além de receber muitos visitantes no stand, a equipe envolvida no trabalho distribuiu kits educativos contendo orientações para descarte adequado de resíduos, horários de coleta do local e cuidados com as vias públicas e as praias. Uma campanha que atingiu a nativos e turistas de naturais de lugares como São Sebastião do Passé, Feira de Santana, Salvador e Inglaterra. Enquanto isso, a equipe operacional realizava coleta de podas e limpeza da região.
O trabalho continua. A próxima localidade da orla a ser visitada na atividade que tem como slogan "Verão limpeza, verão Limpec" é a de Jacuípe, em 17 de Janeiro (domingo).

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Equipe já programa novas campanhas

Após 123 campanhas realizadas em 2009, registradas em relatório anual, a equipe de Educação Ambiental já programa novos trabalhos para continuidade dos esforços voltados para sensibilização da comunidade camaçariense em relação ao ambiente local.
Novidades nas atividades lúdico-educativas, novos produtos baseados na reciclagem de materiais e novas técnicas alternativas serão apresentadas em atendimentos pelos quais o objetivo principal é estimular a adoção de práticas conscientes que garantam a saúde ambiental em Camaçari. Sempre ressaltando a importância dos cuidados com o ciclo que segue do consumo ao descarte, a missão da equipe de Educação Ambiental é também estimular a redução dos impactos causados pelo crescente volume de resíduos produzidos em condições alarmantes, descartados muitas vezes de forma irregular.
No próximo dia 16 será atendida a comunidade do bairro Parque das Palmeiras, situada próximo à sede da empresa, quando os moradores participarão de uma atividade educativa com palestras e atividades lúdicas. Em breve divulgaremos a próxima atividade.