segunda-feira, 30 de maio de 2011

Após sucesso do Eco-clubinho, uma extensa programação na semana do meio ambiente.

Ativa em seu compromisso com o meio ambiente, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari intensifica suas atividades de sensibilização a partir do dia 30/05, em função das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Segue abaixo a agenda do setor de Educação Ambiental:
  • 30/ 05 - Atividade na Escola Elisa Dias (Abrantes) / Palestra, teatro de fantoches e oficinas de reciclagem;
  • 01/06 - Atividade na Escola Futurama (Dias D´ávila) / Palestra sobre Coleta Seletiva
                   -  Atividade em parceria com a SEDUR / Teatro de fantoches nas escolas
                      Normal e São Thomaz de Cantuária;
  • 02/06 - Atendimento na Creche da Gleba C / Apresentação de Teatro de Fantoches
                    - Exposição sobre reciclagem na Empresa DOW TDI
  • 03/06 - Prefeitura Avançada de Abrantes - Palestra, oficinas de reciclagem e stand expositivo
                    - Empresa ELEKEIROZ  - Palestra sobre Meio Ambiente

                    - Câmara Municipal de Vereadores - Escola Maria Quitéria
                       Palestra sobre Eco-pedagogia
  • 04 e 05/06 - Stand Expositivo na Rodoviária
  • 05/06 -  Município de Pojuca - Palestra + Exposição sobre Limpec
  Estas são algumas atividades programadas em função das datas em que  é ressaltada a refelxão sobre as causas ambientais. O trabalho é contínuo e a equipe da Limpec segue ativa no propósito de sensibilizar comunidades em geral.

                     

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Limpec e parceiros comemoram com sucesso os encontros do Programa Eco- Clubinho

 
    Membros do Eco-clubinho receberam na última quinta-feira, o certificado do Programa de Educação Ambiental que sensibilizou e os incluiu como multiplicadores e defensores do meio ambiente em Camaçari. Nos encontros que se iniciaram em 28 de Abril, alunos das escolas Montessoriana, Construindo o Saber e Cema Jr, assistiram a palestras, peças teatrais, vídeos, oficinas e dinâmicas que abordaram temas como Princípios do Consumo Responsável e Sustentável; Gestão de Resíduos orgânicos e inorgânicos; Impactos na Natureza, entre outros.

    No interim do Programa, as crianças com faixa etária entre 08 e 12 anos desenvolveram atividades de plantio, aprenderam a reaproveitar plástico, papel e orgânicos e entenderam a diferença entre os termos "Lixão" e "Aterro sanitário".No último encontro, os membros do Eco-clubinho levaram uma pasta com todo o conteúdo apresentado durante os encontros e, divididos nas equipes Água, Ar e Solo produziram um cartaz em defesa do meio ambiente.
   Todo o material do evento será exposto publicamente nos stands da Limpec inseridos em eventos comemorativos da Semana do Meio Ambiente e o mais importante é que o trabalho continua, já que inicialmente foram sensibilizadas 55 crianças, que com certeza levarão para o convívio o aprendizado desenvolvido durante os encontros.
   Desde já agradecemos às empresas COOASTAC e PPL Manutenção. Parceiras fundamentais no compromisso socioambiental de fazer o cidadão perceber a importância de ações em defesa da saúde coletiva e do Planeta em geral.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Membros do Eco-clubinho aprendem sobre práticas de consumo responsável

     No segundo encontro do Programa Eco-Clubinho, os empolgados membros, assistiram à peça teatral de fantoches "A gota d´água" seguida da palestra "Consumo Responsável e Sustentável" e logo após às atividades citadas, vivenciaram a prática da Reciclagem em oficinas de Papel. Através de uma dinâmica diferenciada, foram apresentados aos membros recursos atualmente ameaçados pelas atividades humanas, desencadeando os chamados Impactos Ambientais, além de expostas alternativas para a produção de resíduos sólidos. No entanto, foram abordadas práticas e alternativas importantes em respeito ao meio ambiente, à saúde e a dignidade humana.
  Cinquenta e cinco folhas de papel reciclado e quadros em papel machê foram produzidos pelas crianças, que deverão ter os trabalhos do clube expostos na semana em comemoração ao meio ambiente.
   O próximo encontro está agendado para o próximo dia 12 de Maio e terá como tema "Resíduos Orgânicos e suas alternativas". A equipe de instrutores aguarda ansiosamente os novos parceiros em defesa ao meio ambiente.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Stand da Limpec é sucesso no Programa Prefeitura nos Bairros

     No último dia 30 de Abril, a equipe da Limpec esteve presente no Programa Prefeitura nos Bairros, realizando atendimento a munícipes residentes no bairro Gravatá e em suas proximidades.
   Kits informativos sobre horário de coleta, contendo orientações referentes ao descarte de resíduos  e  divulgação das leis que respaldam o trabalho desenvolvido pela Limpec (Política Nacional de Resíduos Sólidos e Resolução CONAMA 307/02), foram disponibnilizados para os visitantes do stand, que permaneceu das 08:00 às 15:00h no evento.


  Uma apresentação do teatro de fantoches realizada pela equipe de Educação Ambiental, reproduziu situações que alertarm a população sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente e adoção de hábitos que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental local e global. Sendo assim, foi ressaltada a importância dos cuidados com os resíduos produzidos, divulgando ainda o serviço Alô Limpec (0800 284 6484), destinado a sanar justamente problemas relacionados aos mesmos na cidade.
   Para as crianças, foram distribuídos brinquedos desenvolvidos a partir do reaproveitamento de materiais, visando estimular a identificação de materiais recicláveis segregados a partir da adoção da Coleta Seletiva.
   Vale ressaltar que o trabalho foi iniciado anteriormente ao evento, com a presença da equipe no bairro, através de um trabalho porta a porta e que a continuidade é garantida com a presença da equipe de fiscalização Flash, capitaneada pelo gerente operacional Ademilton Rios, que permanece em contato constante e direto com a comunidade.
   O evento terá continuidade em outro bairro ainda não divulgado.


domingo, 24 de abril de 2011

Política Estadual de Resíduos Sólidos!

OLHA AÍ PESSOAL. O CONVITE ESTÁ SOCIALIZADO PARA QUE POSSAMOS DAR MAIS UM PASSO!

Caro(a)s Senhore(a)s,
Visando dar continuidade aos trabalhos associados ao processo de elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA), convidamos-lhes a participar da reunião de culminância junto às diversas representatividades que contribuíram com a construção do Anteprojeto de Lei desta Política, de maneira a formalizar a etapa posterior de encaminhamento deste documento para o poder legislativo do Estado.
Dia: 28 de abril de 2011 (quinta-feira)
Horário: 14:00 h as 18:00 h
Local: Biblioteca Central dos Barris- Rua General Labatut, N 27, Barris - Salvador/BA
Esperando contar com a participação de todos, informamos que eventuais dúvidas sobre o assunto poderão ser diretamente elucidadas junto à Francisca de Paula Alves de Carvalho, por meio do telefone: (71)3116-5749 e e-mail: secretaria.dpas@sedur.ba.gov.br.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Comunicado

  Devido às programações de festejos de Páscoa das escolas contempladas pelo projeto Eco-clubinho de Educação Ambiental, o início das atividades foi transferido para o dia 28 de Abril, seguindo a programaçãojá divulgada para os membros inscritos. A equipe de Educação Ambiental da LIMPEC está ansiosa  e empolgada para recebê-los, em início às atividades.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Educação Ambiental também para o trânsito

  Paralelamente à participação no I Fórum de Debates do Serviço Público de Camaçari, aonde a equipe de Educação Ambiental  expôs em stand os serviços prestados pela empresa e trabalhos de produção desenvolvidos a partir da prática da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, a equipe da GEAMA participou nos últimos dias 13 e 14, das atividades da Cidade Portinho Seguro. 
  Na cidade inflável montada (na Cidade do Saber) em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), crianças de escolas municipais de Camaçari obtiveram noções de educação no trânsito e em colaboração com as atividades, o teatro de fantoches da LIMPEC funcionou como importante ferramenta para mostrar riscos do lançamento de resíduos nas vias públicas. Através de uma dinâmica diferenciada e de uma palestra interativa, crianças de faixa etária entre 8 e 10 anos, aprenderam que o lançamento de resíduos pela janela dos carros constitui infração média, rendendo ao motorista do veículo a perda de quatro pontos na carteira. Além disso, as crianças puderam perceber que lixo descartado fora do local e da maneira determinada, podem, além de contaminar ambientes atraindo vetores causadores de sérias doenças, causar uma série de danos à saúde e a integridade das pessoas.
   Foram ao todo 05 turmas atendidas nos dois turnos, que também assistiram a uma palestrinha de sensibilização sobre o assunto. A semente foi plantada e esperamos que através delas a mensagem alcance também a família.
                                           

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As campanhas continuam e se inicia um novo projeto

   Paralelamente ao trabalho porta a porta desenvolvido junto às comunidades locais, visando a sensibilização e o conhecimento das leis que respaldam a gestão de resíduos, a equipe de Educação Ambiental da Limpec inicia as atividades do Eco-clubinho. Projeto que visa formar multiplicadores e conferir conhecimento a crianças de escolas particulares com faixa etária entre 08 e 12 anos, através do qual as mesmas poderão conhecer de perto o processo de gestão de resíduos, convivendo com a equipe durante 60 dias. Período em que serão vivenciadas palestras sobre meio ambiente, oficinas (de reciclagem, de compostagem) e visitas técnicas, cumprindo um cronograma subemtido à aprovação da coordenação pedagógica de inicialmente 03 escolas (Escola Montessoriana, Escola CEMA Jr e Escola Construindo o Saber).
      Com a resposta positiva e a adesão significativa dos estudantes, o projeto conta ainda com a parceria da COOASTAC (Cooperativa Empresarial de Tranporte Alternativa de Camaçari) e da empresa PPL Manutenção e Serviços. 
      Considerando que a formação visa promover a Educação Ambiental em diferentes espaços educativos, propocionando o entendimento sobre a influencia da gestão dos resíduos para a qualidade de vida, as atividades do Eco-clubinho visa estimular boas práticas em relação ao meio ambiente desde cedo, em função de um futuro mais sustentável.
      O primeiro encontro com os membros do clube acontece no próximo dia 20 de Abril e a culminância será na Semana do Meio Ambiente, quando juntos, equipe GEAMA  e membros do Eco-Clubinho atuarão em uma caminhada ecológica e em atendimento no stand da empresa.
        A idéia é que as turmas se renovem e o projeto tenha continuidade, se estendendo também a grupos religiosos e associações.

sábado, 2 de abril de 2011

Encerramento da Operação Verão e campanha sobre Entulho


   Concluídas as atividades educativas na orla relacionadas à Operação Verão, a equipe de Educação Ambiental retoma o trabalho nos bairros, intensificando a diviulgação dos PEVS instalados na cidade. Um trabalho realizado porta a porta para que os munícipes passem a entender que o uso do espaço visa minimizar o problema de descarte de entulho nas vias públicas, acabando com os riscos e danos que esta prática traz. A tarefa de fazê-los entender a responsabilidade do gerador é gradativa e árdua, considerando que a população entende resíduo como uma coisa só e que a coleta do mesmo  deve ser feita pelo poder público.

   Ainda que não houvesse uma Política Nacional de Resíduos Sólidos pela qual o destino desses resíduos deve ser às áreas preparadas sob investimento da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari, seriam necessários sensibilização e entendimento de que resíduos não devem ser dispostos nas vias públicas e que essa prática expõe a população a riscos ambientais e de saúde pública.
  

        Atualmente a equipe se encontra no bairro Camaçari de Dentro , realizando a sensibilização de moradores e recolhendo assinaturas daqueles que recebem visita dos técnicos e são orientados sobre o assunto.

domingo, 20 de março de 2011

Continuidade do trabalho da GEAMA

  Às vésperas da Lavagem de Arembepe, a equipe de educação ambiental da Limpec seguiu em atividade para Jauá,Guarajuba e Jacuípe para dar continuidade à Operação Verão, dessa vez num contato mais direto com comerciantes e vicitantes.
  No caso específico dos dias 19 e 20 de Março, a equipe ainda se dedicou aos casos de loteamentos em Jauá e Jacuípe acometidos pelo acúmulo de entulho e poda, formando pontos de lixo. Visando erradicar esses pontos, os agentes ambientais seguiram em diálogo porta a porta com moradores, buscando fazê-los conhecer as alternativas e os canais de comunicação para estabelecer a disposição correta e a coleta de materiais.
  A equipe também se prepara para marcar presença na Lavagem de Arembepe, quando estará promovendo a Educação Ambiental e reafirmando o compromisso socioambiental da Limpec, que estará também apoiando a implantação do sistema de coleta seletiva durante o evento.


domingo, 13 de março de 2011

Final de semana atarefado para a GEAMA

A equipe da Gerência de Imagem, Ações Educativas e Ambientais esteve na ativa por todo o final de semana, buscando com seu trabalho, atingir os munícipes com diversos métodos de sensibilização.
Durante toda a manhã, a equipe voltou à Praia de Itacimirim para executar a fase II da Operação Verão. O diálogo com banhistas e comerciantes foi reforçado pela equipe que percorreu toda a praia distribuindo materiais, para que entendimento sobre o quanto é importante acondicionar e descartar corretamente o resíduo proveniente do consumo na praia, evitando assim, lançá-los diretamente na areia  ou  mesmo no mar.
  No final da tarde, a Geama também reperesentou a Limpec num evento organizado por um grupo evengélico da Nova Vitória em que, muito bem recebidos pela comunidade a Gerente de Imagem, Ações Educativas e Ambientais Ana Claudia Santiago e o Chefe de Ações Comunitárias Egon Luiz, falaram sobre o novo modelo de gestão da LIMPEC, esclareceram dúvidas e orientaram a comunidade. Se estendendo pela noite, o evento contou ainda com a participação do Secretário de Habitação Djalma Machado e do Vereador Alfredo Andrade.
 Em pleno domingo, a equipe da Geama esteve em Jauá e percorreu toda a extensão da praia, também em diálogo com barraqueiros e banhistas que elogiaram a iniciativa. Um trabalho que de fato só funciona com disposição e crença na causa, mas que sobretudo remete a um esforço válido pessoal e profissional.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fique por dentro

  A Campanha da Fraternidade teve início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma. O tema da Campanha 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Como em Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, afirmou que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
  Esta é mais uma prova de que as questões ambientais transcendem discussões e atingem a todas as classes, credos e religiões, porque afinal de contas, todos estamos sujeitos a elas. Não são cabíveis apenas àqueles que rumam à ciência, mas áqueles que entendem o valor da vida que é de todos nós.


segunda-feira, 7 de março de 2011

O Mutirão na Prainha de Parafuso

 Tratou-se de um mutirão ecológico, em que surpreendentemente, a comunidade que inicialmente parecia desmobilizada , aderiu e prestigiou.
 Pescadores e o comerciante Voni, apoiaram com a doação de barcos e do apoio operacional na coleta de resíduos da área que compreendia a Bacia do Joanes nos limítrofes da Prainha. Levaram suas famílias, e  juntamente com membros da FANESP - Fanfarra Estudantil de Parafuso, deram apoio fundamental nos trabalhos que incluíram ainda, um plantio de mudas doadas pela Coordenação de Áreas Verdes da SEDUR.
 Um stand com produtos confeccionados a partir da reciclagem de materiais também foi montado e crianças, adultos e adolescentes interagiram bem com a equipe de Educação Ambiental da LIMPEC.
É claro que um mutirão só não resolve, considerando a extensão e a dimensão do Rio Joanes e o trabalho fica ainda mais difícil quando, inexplicavelmente se encontra resistência de um membro da comunidade.
 A Prainha de Parafuso é também uma Área de Proteção Ambiental dentro de Camaçari e os olhares precisam alcançá-la ou a área que também é de lazer irá se desconfigurar pela degradação causada por in stalações irregulares, lançamento indiscriminado de resíduos no rio , pesca predatória e muito do que se faz em função da falta de sensibilidade e conscientização dos requentadores.
 O trabalho de alerta e sensibilização foi feito e , mesmo com os percalços encontrados, a LIMPEC promoveu junto à comunidade, mais um mutirão de limpeza na Prainha de Parafuso.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Equipe de Educação Ambiental finaliza primeira fase da Operação Verão

   Jauá e Itacimirim foram as próximas praias visitadas pela equipe da Geama. Entre elogios e questionamentos, o trabalho foi com realizado com êxito diante de todas as peculiaridades da orla de Camaçari, com um único objetivo: fazer com que as pessoas percebam a importãncia de adotar hábitos que não contribuam para a degradação local.
  Diante de visitantes e moradores foi possível perceber diferentes formas de receptividade da campanha, tendo  a equipe feito a sua parte e de agora em diante, preparando a segunda fase do trabalho que deverá se intensificar ao anteceder o Carnaval. Contando agora com o apio dos comerciantes da área, a equipe deverá agitar as praias e buscar multiplicadores preocupados com a limpeza e não depredação da orla.
  Mensurar os resultados de uma primeira ação é um trabalho árduo, considerando que em apenas um dia foi feito o alerta e que situações positivas pontuais foram visualizadas, como o uso pelas pessoas, dos sacos distribuídos juntamente com o kit educativo para recolhimento do resíduo proveniente do consumo. O que se espera realmente é que se torne um hábito e que a preocupação com os recursos naturais em geral, permaneça na consciência de cada um.
  Agora a equipe se prepra para um segunda fase do trabalho e enquanto isso, prepara atividades como o mutirão de limpeza do Joanes - bacia localizada na Prainha de Parafuso. Entre outras ações que virão por aí.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A vez de Jacuípe

                                                                                       A continuidade da Operação em Jacuípe reafirmou a necessidade de uma maior preocupação coletiva em função, não somente da limpeza, mas da conservação das praias e de toda a cidade, por visitantes e moradores. Em Jacuípe o trabalho não foi diferente. O stand montado pela Limpec na praia do Camping recebeu pessoas e mostrou técnicas de reciclagem, além de abordar as leis que respaldam o trabalho de Educação Ambiental. O pedágio eco-educativo teve caráter irreverente e recebeu elogios dos visitantes da praia que consideraram a iniciativa louvável. O jogo da memória educativo mostrou os atributos de Camaçari e envolveu crianças e adultos e além dessa atividade, dez contentores foram distribuídos nos estabelecimentos comerciais para garantir a limpeza do local.

Para muitos ainda um trabalho questionável. Ao menos algo está sendo feito para sensibilizar as pessoas e fazê-las entender que a ação antrópica constrói mas também vem destruindo grande parte dos recursos naturais que oferecem qualidade de vida e entretenimento. Sendo assim não justifica aceitar ou simplesmente questionar sem adotar qualquer tipo de ação que sensibilize e faça a criança e/ ou o adulto internalizar a preocupação e os cuidados com o meio ambiente.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O trabalho continua em Arembepe

   Dia 22 de Janeiro foi também um sábado de Operação Verão em Arembepe. O pedágio eco-educativo teve boa receptividade e recebeu elogios de moradores e visitantes de uma das praias mais visitadas de Camaçari. Todos reconhecendo a importância de conservar praias e riquezas naturais da cidade. O stand também foi um sucesso, aonde foram distribuídos também kits educativos; expostos produtos feitos a partir de materiais recicláveis e realizado o jogo da memória, que agradou a crianças e adultos, divulgando os atributos de Camaçari e a necessidade de não contribuir para a degradação dos mesmos.
   Seis recipientes coletores de resíduos também foram redistribuídos em estabelecimentos como peixarias e barracas de praia para evitar que os resíduos sejam lançados indiscriminadamente.
    A programação da semana que vem contempla a Praia de Jauá, quando também serão substituídas as placas de advertência localizadas nas áreas de preservação.

                             

domingo, 16 de janeiro de 2011

Operação Verão começa em Guarajuba!

Guarajuba foi primeira localidade atendida pela Operação Verão - Verão Limpeza, Verão Limpec. A atividade começou na última sexta-feira 14 de Janeiro, com uma vistoria nas áreas dos condomínios e da praia, para verificar a condição ambiental local (existência de pontos irregulares de descarte, verificação de estabelecimentos comerciais sem coletores de resíduos). No sábado (15), um pedágio eco-educativo sensibilizou visitantes com a entrega em pleno trânsito de kits educativos compostos por imã de geladeira, calendário 2011 e sacos para estimular a coleta de resíduos do consumo. Foram também entregues aos barraqueiros prejudicados pela cheia da maré que perderam o material, novos recipientes coletores de lixo. E assim o trabalho segue, tendo prevista ainda uma campanha específica para condomínios, vislumbrando ajustes nos horários de coleta e a disciplina no descarte de podas e resíduos da construção civil.
A próxima localidade a receber a visita da equipe é Arembepe.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sancionada a Lei de Educação Ambiental da Bahia

A Lei nº 12.056 de 07 de janeiro/11..nº foi sancionada pelo Governador e publicada no Diário Oficial nos dias 08 e 09 d e Janeiro. Isso respalda e fortalece o trabalho por muitas vezes pouco reconhecido de grupos realmente procupados com o futuro da biodiversidade do Planeta. Agiliza e incentiva ações voltadas para uma sociedade sustentável e "norteará a elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental, dos programas municipais, bem como de outros programas, projetos e ações relacionados, direta ou indiretamente, à educação ambiental, em consonância com a Política e o Programa Nacional de Educação Ambiental." Art 1º.
Sensibilizar, fazer as pessoas revisarem seus valores e daí então adotar atitudes conscientes e menos degradantes é uma atividade árdua de efeitos gradativos individuais e coletivos. Mas estamos avançando com um intrumento que, de agora em diante, precisa ser regulamentado. Mais uma etapa vencida a partir de grupos unidos ao CIEA - Comissão Interstitucional de Educação Ambiental da Bahia, fazendo valer os encontros dos GT´s realizados até então.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Limpec programa atividades educativas para o verão

A fim de sensibilizar visitantes e moradores da orla de Camaçari, a equipe de Educação Ambiental da Limpec se prepara para entrar em ação em campanhas pelo cuidado com as praias e as áreas naturais locais. Para isso foram estudadas metodologias de abordagem que envolvam e valorizem a comunidade no sentido de fazer percerber a importância de cada um na contribuição para a saúde coletiva e a manutenção das áreas que garantem o lazer da população, sobretudo nesta época. Em breve divulgaremos o cronograma das visitas e atividades.




terça-feira, 4 de janeiro de 2011